MPC alerta sobre persistência de falha em ar-condicionado de hospitais
Em ofício protocolado nesta quarta-feira (28/3), procuradora-geral pede urgente inspeção do aparelho no Instituto Hospital de Base
atualizado
Compartilhar notícia
Após o ar-condicionado do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) falhar e causar a suspensão de cirurgias, o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) pede ação urgente para verificar a real condição do sistema.
Em ofício protocolado nesta quarta-feira (28/3), a procuradora-geral Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira solicitou ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) uma inspeção na unidade.
A procuradora-geral relata não haver sinais de alteração da situação identificada há três meses pelo órgão. Ela frisa que a pane registrada nos últimos dias resultou em “nítidos prejuízos à população”.
MPC-DF pede providências para verificar real condição de ar-condicionado by Metropoles on Scribd
O gerente da Unidade Cirúrgica do IHBDF, José Gebrim, informou que 16 cirurgias eletivas foram suspensas porque o problema atingiu as duas salas destinadas para a realização dos procedimentos.
O ar-condicionado não conseguia, desde sexta-feira (23), deixar o ambiente na temperatura adequada, segundo o gestor. Como o Metrópoles mostrou, porém, a situação persistia há duas semanas.
Desde janeiro de 2017, o TCDF apura falhas nos aparelhos de ar-condicionado das unidades públicas de saúde do Distrito Federal. O processo foi aberto pela Corte após representação do MPC-DF apontar o problema, responsável por impedir realização de cirurgias e favorecer risco de aumento de infecção.