metropoles.com

Morre Vitório Paiva, bebê que esperou por cirurgia cardíaca no DF

Ele nasceu com uma cardiopatia congênita complexa e a família precisou entrar na Justiça para conseguir atendimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo cedido ao Metrópoles
VITÓRIO PAIVA NECESSITA DE CIRURGIA NO CORAÇÃO
1 de 1 VITÓRIO PAIVA NECESSITA DE CIRURGIA NO CORAÇÃO - Foto: Arquivo cedido ao Metrópoles

Uma verdadeira corrente do bem tomou conta das redes sociais. A #todosporvitorio chamou atenção para a história do pequeno Vitório Paiva. Nascido em 9 de janeiro de 2018 com uma cardiopatia congênita (problema no coração), ele precisava com urgência de uma cirurgia.

Vitório chegou a fazer a operação, em 8 de fevereiro, após um mês de espera e luta na Justiça por uma vaga em UTI neonatal no Distrito Federal, mas não resistiu e faleceu nesse domingo (11/2). A família divulgou uma nota para informar a triste notícia:

Vitório foi diagnosticado com cardiopatia congênita complexa e tinha síndrome de Down. Estava internado no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e precisava de cirurgia, feita por meio de convênio com SUS, no Instituto do Coração.

Pelos cálculos da família, os gastos para o procedimento cirúrgico e a internação na rede privada ficariam na casa dos R$ 300 mil. Uma campanha foi feita e parte do valor arrecadado, mas a cirurgia ocorreu pelo SUS. Vitório, porém, não resistiu ao pós-operatório.

Há, no DF, cerca de 100 crianças à espera de cirurgia pediátrica cardíaca, segundo o grupo Pequenos Corações, formado por familiares de pacientes. Algumas delas aguardam por mais de 2 anos e, quando conseguem a operação, já estão em estado crítico.

“Só há oito leitos de UTI neonatal na rede pública. Nascem cerca de 22 crianças cardiopatas por mês. É uma conta que não fecha e a Secretaria de Saúde insiste em minimizar a gravidade do problema”, afirma Janaína Souto, representante do Pequenos Corações.

Janaína relata que mortes como a de Vitório são frequentes. “Autoridades costumam se justificar dizendo que essas crianças falecem pois a doença é grave, mas quando não se oferece a chance de tratamento fica impossível calcular as reais chances de sobrevivência. O que mata é a falta de tratamento no tempo certo”, diz.

Outro lado
A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que o paciente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hmib. “Ele foi assistido pela equipe da unidade, recebendo toda assistência necessária e foi regulado para cirurgia cardíaca no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), unidade conveniada com a Secretaria de Saúde”.

A pasta esclareceu ainda que “o número de crianças aguardando leito em UTI está em torno de sete pacientes, e há previsão de abertura de mais 38 leitos de UTI no Hospital da Criança até maio de 2018”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?