Mito ou verdade: suco de laranja precisa ser evitado em dietas?
Nutricionista explica como obter os benefícios da fruta sem prejudicar seu plano de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido um amigo dizer que suco de laranja é muito calórico e por isso precisa ser cortado do cardápio. No entanto, a laranja é uma fruta rica em vitamina-C, que traz vários benefícios à saúde e o suco é uma maneira prática de consumi-la. E aí? O que fazer?
De acordo com a nutricionista Laura de Souza Silva, se o seu objetivo for o emagrecimento, o suco pode atrapalhar mesmo. Tudo porque, ao tomá-lo, você estará consumindo mais unidades da fruta do que as que costumam ser recomendadas em um plano alimentar.
“Para fazer um suco natural, geralmente, utilizamos de três a cinco laranjas. E na dieta de emagrecimento, não é comum e nem costuma ser recomendado o consumo de tantas unidades. A ingestão do suco engana a dieta, pela facilidade do consumo”, explica Laura de Souza Silva.
A nutricionista lembra também que a versão suco da laranja tem menos nutrientes do que a fruta pois, na hora do preparo, ao passar pelo espremedor, ela perde parte das fibras.
A dica de Laura para os que não abrem mão da bebida é prepará-la de maneira mais light, como um refresco. “ Uma forma saudável de consumir a laranja em forma de suco é espremer apenas uma unidade e completar com água. Se precisar adoçar, utilize stevia, mas o ideal é consumir o suco fresco e sem açúcar”, sugere.
Laura Silva sugere ainda outras frutas com grande quantidade de vitamina C, como o limão, o kiwi e o abacaxi, sejam incluídas em dietas de baixas calorias. Se o plano alimentar for voltado para a hipertrofia, prevendo o aumento de peso e a definição muscular, o suco de laranja está liberado.