Mesmo com Dia D, imunização contra poliomielite está abaixo dos 20% no DF
Crianças ainda não vacinadas podem receber a gotinha até o dia 30 de outubro. No sábado, quase 15 mil receberam vacina
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas 19,7% das crianças maiores de 1 ano e menores de 5 do Distrito Federal estão vacinadas contra a poliomielite. Nesse sábado (17/10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença realizou o Dia D, mas ainda está longe de atingir os 95% de cobertura desejados.
Ao todo, 31,7 mil meninos e meninas receberam a gotinha contra a doença viral, que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Só nesse Dia D, foram cerca de 14,9 mil imunizados. “O objetivo do Dia D é mobilizar a população e mostrar a importância de levar os filhos para vacinar e protegê-los de uma doença tão grave como a poliomielite”, diz o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Quem ainda não vacinou os filhos, ainda há tempo. A campanha vai até o dia 30 deste mês e são 135 salas abertas apenas para este fim.
Campanha de multivacinação
Além da vacinação contra a poliomielite, as salas estão abertas também para atualização da caderneta de vacina. Adolescentes menores de 15 anos devem comparecer aos locais para receber eventuais vacinas que estejam faltando.
Até o momento, 68.513 crianças e adolescentes de até 15 anos compareceram às salas de vacina. Desse total, 42.193 estavam com alguma dose pendente e completaram o cartão de vacinação. No período de janeiro a abril deste ano, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.