Líder em casos de Covid-19, Ceilândia pede reunião urgente com secretário
Pedido é do Conselho de Saúde da cidade, que já passou dos mil casos de contaminação pelo coronavírus: ideia é debater medidas específicas
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Regional de Saúde de Ceilândia solicitou, em caráter de urgência, uma reunião com o secretário de Saúde Francisco Araújo para tratar do aumento de casos do novo coronavírus na Região Administrativa. Com 1.095 contaminados pela Covid-19, a cidade se tornou a líder no DF em confirmações.
O documento é assinado pela presidente da entidade, Andrecinda Rocha. Segundo ela, o avanço no número de notificações é preocupante, levando em conta a realidade geográfica e econômica da cidade e o enfraquecimento do isolamento social na região.
Dentro do Hospital Regional de Ceilândia, por exemplo, já são 120 servidores e três terceirizados com a doença.
Por esse motivo, Andrecinda pede que, em 48 horas, uma reunião seja feita para tratar especificamente dos problemas enfrentados por Ceilândia e as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde.
Confira o pedido:
Número de casos subiu 1.380% em um mês
Em 1 de maio, Ceilândia era a quinta colocada entre as 31 regiões administrativas do DF. A cidade mais populosa da capital, com cerca de 500 mil habitantes, tinha 72 casos.
Em 30 dias, no entanto, a Covid-19 alastrou-se pelas cidades com baixa renda. De quinto lugar, Ceilândia passou para o topo da curva. A quantidade de contaminados com coronavírus subiu 1.380%. De 72 casos, a região passou a contabilizar 1.095.
Veja no gráfico os números absolutos de infectados nas regiões até 1 de junho: