metropoles.com

Lançada campanha de combate ao câncer infantojuvenil no DF

Setembro recebe a cor dourada para conscientizar sobre os casos de tumores que atingem crianças e adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Abrace/Divulgação
abrace1
1 de 1 abrace1 - Foto: Abrace/Divulgação

Além do setembro amarelo, que chama a atenção para a prevenção do suicídio, o nono mês do ano possui uma cor para fortalecer a luta de crianças e adolescentes contra o câncer infantojuvenil: o dourado. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são 12.600 novos casos da doença em menores de idade todos os anos.

O câncer é a principal causa de morte entre menores de 18 anos no Brasil, mas o avanço da medicina e o diagnóstico precoce têm colaborado para a redução da quantidade de óbitos.

Quanto menor o tempo entre o aparecimento dos sintomas da doença e a confirmação diagnóstica, cresce em 90% a chance de cura. “Na época em que minha filha teve leucemia, não se falava sobre o câncer, se falava ‘aquela doença’. Isso trazia desinformação e medo. Muitos pais recebiam a notícia e pensavam o pior, perdiam as esperanças. Quanto mais informação, mais chance de tratamento”, afirma Maria Angela Marini, presidente da Abrace.

3 imagens
Fique atento aos sintomas
Diagnóstico precoce ajuda no tratamento
1 de 3

12.600 novos casos de câncer infantojuvenil por ano

Arisson Tavares / Assessoria Abrace
2 de 3

Fique atento aos sintomas

Arisson Tavares / Assessoria Abrace
3 de 3

Diagnóstico precoce ajuda no tratamento

Arisson Tavares / Assessoria Abrace

Em setembro, também se inicia a campanha “Ação Infância e Vida”, uma iniciativa da Coniacc com o Banco do Brasil para apoiar o combate do câncer infantojuvenil, com foco no diagnóstico precoce da doença.

O objetivo da mobilização é arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer. A Abrace, que é uma das filiadas da Coniacc, também é beneficiada em Brasília.

A Ação Infância e Vida 2019 se estende até o dia 30 de setembro, mas as doações podem ser feitas mesmo após esse período. Para mais detalhes da Ação Infância e Vida consulte o endereço bb.com.br/infanciaevida.

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e a Abrace alertam quanto aos sinais do câncer: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração do modo de caminhar; mudança na visão; diminuição da força nas pernas ou nos braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças; brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Segundo a Abrace, ao aparecer qualquer um dos sintomas, em qualquer intensidade, um médico deve ser procurado e os exames de investigação, feitos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?