Jovem do DF que sofreu acidente no réveillon é transferida para UTI
Família conseguiu decisão judicial, mas precisou aguardar quatro dias para conseguir um leito de terapia intensiva no IHBDF
atualizado
Compartilhar notícia
Internada em estado grave desde o dia 1º de janeiro, a atendente de uma casa de intercâmbio Nathália Silva Azevedo, 24 anos, foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Hospital de Base (IHB) neste sábado (5/1). A jovem sofreu um acidente de carro na madrugada do Réveillon e, desde então, a família tentava deslocá-la para um leito de UTI.
Parentes de Nathália recorreram à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para forçar o GDF a providenciar uma vaga. Uma decisão do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF determinou que a paciente fosse transferida imediatamente, mas não havia leito disponível, conforme admitiu a Secretaria de Saúde.
No primeiro dia de 2019, Nathália estava na BR-070 a caminho de Ceilândia, onde vive. Ela era passageira de um carro dirigido por seu marido e estava acompanhada dos irmãos e do filho de 2 anos. A mulher tirou o cinto de segurança por breves instantes para ajustar a cadeirinha da criança, e justamente neste momento o carro colidiu contra outro veículo.
O automóvel em que Nathália estava capotou várias vezes e a atendente foi arremessada para fora da janela. Como consequência, sua cabeça se chocou contra uma barragem próxima na estrada.
Segundo Mirela Cristina da Silva, 34, irmã de Nathália, ela corre risco de morte: está internada com o crânio aberto e chegou a ter coágulos no cérebro.