Enterrada jovem de 19 anos, sétima vítima de meningite no DF em 2015
Nathália Romeiro Salomão foi internada nesta semana. Ela tinha sido aprovada em novembro no vestibular de medicina. Secretaria de Saúde investiga o caso
atualizado
Compartilhar notícia
Foi sepultada na manhã desta sexta-feira (4/12), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, a jovem de 19 anos que morreu na manhã de quinta-feira (3) vítima de meningite meningocócica. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília, no Lago Sul. É o sétimo óbito no Distrito Federal este ano em decorrência da doença.
Nathália Romeiro Salomão deu entrada na unidade de saúde na última terça-feira (1º/12), com dores de garganta e na cabeça. A princípio, ela teria sido diagnosticada com uma virose e voltou para casa no mesmo dia. Após um mal-estar, ela procurou novamente o hospital e foi internada com urgência à noite, depois de ter o quadro clínico analisado.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que o corpo da jovem passou por quimioprofilaxia — procedimento realizado para evitar que a bactéria se espalhe pelo ambiente. A pasta também afirmou que o Laboratório Central analisará amostras de sangue da vítima para determinar as causas da infecção e confirmar se foi causada pela bactéria meningococo.
O Hospital Brasília, diante da suspeita de meningite, notificou aos órgãos pertinentes, conforme fluxos definidos pelo Ministério da Saúde e GDF. Posteriormente, de acordo com o resultado das culturas que confirmaram ser meningite e infecção generalizada pela bactéria denominada meningococo, os órgãos acima foram novamente notificados.
Nota do Hospital Brasília sobre o caso
Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Nathália.
A jovem tinha sido aprovada em novembro no vestibular de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Minas Gerais. Ela começaria o curso no início de 2016.
Casos
Somente este ano, a Secretaria de Saúde do DF registrou nove casos da doença até novembro. A infecção de Nathália pela bactéria é o décimo em 2015. Já são sete óbitos, incluindo o da jovem.
O número já é maior que o registrado em todo o ano passado. Apesar de terem sido diagnosticados mais casos de meningite (13), o número de mortes foi inferior — foram quatro em 2014.