metropoles.com

Hospital Regional do Paranoá limita atendimento a urgências no DF

Pronto-socorro estava superlotado no período da manhã. Paciente com pulseira amarela foi embora depois de cinco horas de espera

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street View/Reprodução
hospital regional Paranoa
1 de 1 hospital regional Paranoa - Foto: Google Street View/Reprodução

Mais uma vez, o Hospital Regional Leste, antigo Hospital Regional do Paranoá (HRPa), limitou o atendimento devido à superlotação no pronto-socorro. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20/8). Sem saber quando e se seriam atendidos, pacientes que lotavam a recepção se cansaram de esperar. 

A executiva de contas Valdeia Leopoldina Lopes, 48 anos, ficou no hospital por cinco horas e desistiu do atendimento. Segundo o filho dela, Luiz Guilherme Pontes, 26, a mãe estava passando mal há cerca de uma semana, com dores no corpo e na cabeça, além de vômitos. Os dois chegaram ao local às 7h30 e foram embora às 12h45. A família optou por pagar uma consulta particular.

“Não deram nenhuma orientação para nós. Falaram que só tinha um médico atendendo, e ele só atenderia pulseiras vermelhas. Ninguém fez nada. Foi o maior descaso com a gente”, reclamou Pontes.

A direção do Hospital da Região Leste (HRL) informou que, durante parte da manhã desta segunda, o atendimento no pronto-socorro, o qual operava acima de capacidade, esteve restrito aos casos com classificação mais urgente.

Segundo o hospital, a paciente em questão, que tinha classificação amarela, foi chamada às 13h05 e não foi encontrada no local. Não foi informado quantos médicos faziam atendimento no período matutino.

Histórico de descaso
Em julho, o Metrópoles mostrou que os pacientes enfrentavam dificuldade para conseguir atendimento. De acordo com relatos, faltam médicos e os serviços demoravam horas para serem feitos.

A reportagem também mostrou, no fim de junho, que pacientes sofreram na fila de atendimento do hospital, dormindo nas dependências da unidade e suportando uma temperatura de 14ºC.

Material cedido ao Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?