metropoles.com

Hospital da Criança completa 4 anos com 1,6 milhão de atendimentos

Instituição promete ampliar os serviços com a construção do Bloco 2, que vai abrigar a pediatria do Hospital de Base. Previsão é de que as obras sejam concluídas em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
HCB
1 de 1 HCB - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Num momento de controvérsia, em que a transferência da pediatria do Hospital de Base para o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) provoca polêmica entre profissionais da saúde, o HCB comemora 4 anos. Nesse período, realizou cerca de 1,6 milhão de atendimentos. Entre eles, mais de 28 mil quimioterapias e mais de 10 mil tomografias, serviço hoje prejudicado em algumas unidades do DF devido à falta de manutenção nos aparelhos.

O Hospital da Criança é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e não tem emergência. Faz o atendimento especializado após a criança ser atendida em um posto de saúde ou hospital da rede. Recebe do GDF cerca de R$ 7 milhões por mês e tem como principal marca a humanização do atendimento.

É no espaço de 7 mil metros quadrados que Sophia Vitória de Freitas Nascimento, 1 ano e 6 meses, faz o tratamento para o câncer. Há seis meses, a mãe dela, Suellen de Freitas, 26, percebeu um caroço na virilha de Sophia, fez a investigação no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e descobriu o tumor. “Estava muito grande. Tinha 13 centímetros. Conseguimos reduzir com a quimioterapia e fazer a cirurgia”, conta.

Tratamento
Durante alguns meses, Suellen precisou frequentar o HCB todos os dias e agradece pela atenção dada pelos médicos, enfermeiros e profissionais do local. “Eles buscam o bem-estar, tanto do paciente, quanto da mãe. Tive atendimento psicológico. As palavras de apoio são essenciais para enfrentar esse momento tão difícil”, elogia. Segundo a dona de casa, nunca faltou nada para filha. “Agora estamos investigando para ver se outro tumor apareceu, mas nunca me senti em um hospital público quando estou aqui (no Hospital da Criança). Não falta medicamento, nem apoio”, completou.

Durante a comemoração, realizada no salão do hospital, o governador Rodrigo Rollemberg frisou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou a importância de “avançar, evoluir, modernizar”. “Esse hospital é organizado e coordenado por uma Organização Social. Isso mostra que é possível organizar o sistema com várias formas de gestão. O objetivo maior deve sempre ser atender bem a população”, discursou o chefe do Executivo.

Solidariedade
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar foi construído graças à mobilização da sociedade civil a partir de uma iniciativa da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). O funcionamento dele é financiado com recursos do GDF.

Hoje, o HCB tem um prédio com 30 consultórios médicos e 22 leitos de internação. Está prevista para 2016 a inauguração de um novo edifício, com 202 novos leitos. É no Bloco 2 que serão realizados os atendimentos da pediatria do Hospital de Base.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?