metropoles.com

GDF inclui ayurveda, laya yoga e terapia antiestresse na rede de saúde

Portaria que inclui técnicas alternativas na Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (07/06/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Mulher meditando
1 de 1 Mulher meditando - Foto: iStock

Uma portaria da Secretaria de Saúde publicada nesta sexta-feira (07/06/2019), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), inclui três novas terapias alternativas na rede pública. A medida faz parte da Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS).

De acordo com a publicação, foram incluídas a ayurveda, laya yoga e a técnica de redução de estresse (TRE) em toda a rede de saúde do DF. “As três práticas já vêm sendo multiplicadas na rede através de capacitações de novos servidores e estão presentes nos serviços de saúde do DF, havendo a necessidade de serem incluídas na PDPIS”, esclarece  o texto.

Veja a publicação:

Divulgação/DODF

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares  (PNPIC) do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens da medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras.

Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas unidades de atenção básica. No entanto, nem todas as cidades oferecem a totalidade das terapias que constam no PNPIC, uma vez que cada Estado pode optar pelas práticas em que há demanda.

De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação da política em 2006, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?