metropoles.com

Francisco Araújo será o novo diretor-presidente do IHB

Conselho de Administração aprovou a indicação por sete votos. Ele ocupa atualmente o cargo de secretário adjunto de Gestão da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/WhatsApp
Francisco Araújo
1 de 1 Francisco Araújo - Foto: Reprodução/WhatsApp

O Conselho de Administração do Instituto Hospital de Base (IHB) aprovou, nesta quarta-feira (30/1), Francisco Araújo como novo diretor-presidente do órgão, que passará a se chamar Instituto de Gestão Estratégica de Saúde e assumirá a gestão do Hospital Regional de Santa Maria e de seis unidades de pronto-atendimento (UPAs). Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde.

Na reunião do colegiado, sete votos foram favoráveis a Francisco, houve dois contrários e dois conselheiros se abstiveram. Assim que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ratificar a decisão, o gestor assumirá o mandato, de dois anos.

O subsecretário será diretor-presidente do IHB até que o projeto de lei que expande a gestão para outras unidades da rede pública seja sancionado pelo Executivo local. A partir daí, ele passa a comandar o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde.

Currículo
Formado em serviço social com especialização em gestão e saúde pública, Francisco atua no setor público desde 1998. Naquele ano, foi secretário de Saúde de Cajueiro (AL), onde ficou até 2005. Tornou-se vereador do município alagoano em 2005.

Entre 2009 e 2012, ocupou o cargo de secretário de Assistência Social de Maceió (AL). Depois mudou-se para Brasília, onde trabalhou na Câmara dos Deputados como assistente técnico da Secretaria de Comunicação, de 2015 a 2018.

Antes de assumir a Secretaria Adjunta de Gestão em Saúde, na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Francisco esteve no comando da Diretoria de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades.

No currículo do novo presidente do IHB consta também qualificação em coaching.

Dificuldades
Antes de o nome de Francisco chegar até o conselho, a mais cotada para o cargo era a psiquiatra Renata Soares Rainha. O Palácio do Buriti, entretanto, desistiu da indicação.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, argumentou que um dos impedimentos em relação a Renata Rainha é o fato de a mãe dela, Rose Rainha, ser dirigente da Fundação Ulysses Guimarães, do MDB.

Filha do conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e ex-presidente do órgão Renato Rainha, a médica ocupa atualmente o posto de subsecretária de Atenção Integral à Saúde do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?