Farmácia de Alto Custo terá horário ampliado a partir de 2ª feira
Agora, as unidades funcionarão das 7h às 19h, a fim de resolver o problema da longa espera nas filas por atendimento
atualizado
Compartilhar notícia
Na intenção de diminuir as longas filas e o tempo de espera de pacientes por atendimento, as Farmácias de Alto Custo do Distrito Federal terão o horário de funcionamento ampliado. A partir desta segunda-feira (02/03/2020), as unidades receberão pacientes das 7h às 19h.
Em decorrência da elevada procura por atendimento, a unidade de Ceilândia será aberta, exclusivamente, neste domingo (01/03/2020), das 7h às 12h. O Metrópoles mostrou, na última semana, o drama dos usuários da rede pública que precisam enfrentar as longas filas em busca dos medicamentos.
Em um vídeo registrado por uma paciente da rede (veja abaixo), é possível observar a unidade lotada e muitas pessoas esperando por atendimento. À reportagem, uma usuária, que pediu para não ser identificada, afirmou ter chegado ao local às 14h, mas só conseguiu pegar o remédio às 19h.
“Vou precisar fazer a aplicação medicamentosa no começo do mês que vem e tentei adiantar indo hoje. Quando vi aquela cena me desesperei. Teve gente que foi embora, porque não conseguiu pegar o remédio”, disse.
Diante da situação, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), informou ao Metrópoles sobre a ampliação de horário de atendimento, já a partir deste domingo. “Problemas existem, mas as soluções estão sendo buscadas”, disse o chefe do Executivo local.
Veja o vídeo:
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) afirmou, na época, que trabalha para melhorar a qualidade do atendimento nas farmácias. Segundo a pasta, é comum que a demanda por medicamentos aumente no início e no fim de cada mês. “Um dos motivos para a alta demanda registrada nesta sexta pode ser o feriado prolongado da próxima semana”, identificou.
Ainda de acordo com a Saúde, houve ampliação no número de guichês. O fato poderá “aumentar a capacidade de atendimento de 12 mil para 16 mil pacientes por mês”.