Falta de energia elétrica afeta pacientes do Hospital de Base do DF
Os que dependem de aparelhos foram os mais afetados pela falta de luz, causada pela sobrecarga no gerador de energia
atualizado
Compartilhar notícia
O bloco de ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ficou sem luz desde o final da manhã desta quarta-feira (8/3). Com a falta de energia, alguns internados tiveram de ser realocados. Pacientes e familiares estão apreensivos com a situação.
Quem depende da ajuda de aparelhos enfrentou ainda mais sofrimento. É o caso de Maria Pereira da Silva, de 97 anos. Ela está no Hospital de Base desde o dia 4 de janeiro. Fraturou o fêmur e, após a cirurgia, teve piora clínica e precisou ser entubada.
A paciente deveria estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como não há vagas, ela aguarda internada em um quarto da enfermaria. Nesta quarta, precisou descer 11 andares de elevador (que funcionavam quando o gerador falhou) e ser transportada para o pronto-socorro, onde ainda há energia.
Correu enormes riscos no trajeto e terá de passar por eles novamente para voltar ao quarto. Luci Aparecida, sobrinha que a acompanha, diz que foram momentos de desespero. “Foi horrível. É um absurdo ela ter de passar por mais esse sofrimento por causa da falta de estrutura da rede”, criticou.Segundo a Secretaria de Saúde, houve uma sobrecarga no gerador de energia, causando a falta de luz. “A direção esclarece que o atendimento aos usuários que buscaram atendimento de emergência e pacientes internados não foi interrompido”, informou a pasta por meio de nota.
Quanto ao prazo para o restabelecimento da energia, a secretaria afirmou que uma equipe de engenharia está no local e a previsão de término da manutenção é para o fim da tarde desta quarta (8). A energia voltou no fim da tarde.