metropoles.com

Estudantes de medicina suspendem atendimentos no HUB nesta quarta

Eles criticam novo contrato proposto pela Secretaria de Saúde, que vai restringir a atuação dos alunos de graduação da UnB na rede pública em cidades como Paranoá, São Sebastião, Itapoã e Jardim Botânico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
hub
1 de 1 hub - Foto: Divulgação

Os estudantes de medicina da Universidade de Brasília (UnB) suspenderam os atendimentos no Hospital Universitário (HUB) nesta quarta-feira (15/6). A decisão foi tomada em protesto contra um novo contrato de prestação de serviços proposto pelo secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca. Pelo documento, eles ficam proibidos de atender na rede pública em São Sebastião, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico, concentrando os serviços apenas na unidade universitária, o que pode causar superlotação. O atendimento dos médicos no HUB continua normal.

Pela manhã, o grupo fechou por cerca de meia hora a L 2 Norte, em frente ao HUB. De acordo com o estudante Leonardo Marchioro, de 19 anos, o acordo seria incompatível com os novos currículos aprovados para as faculdades de saúde. “Com a proposta, a gente perde a possibilidade de atuação na região leste do Distrito Federal, que é fundamental para a prestação de serviços primário e secundário de saúde”, afirmou Marchioro.

“Inicialmente, a gente tinha proposto que a região ficasse como a nossa área de referência, onde poderíamos acompanhar médicos e utilizar as unidades de saúde”, explicou o estudante. Atualmente, os estudantes fazem uma espécie de estágio (aulas práticas) em postos que atendem a região. No entanto, segundo Marchioro, o novo contrato da secretaria possibilitaria que isso fosse feito somente por alunos da pós-graduação ou residência médica. “Com isso, nossa atuação ficaria restringida ao HUB”, completou.

Os estudantes acreditam que a entrada de organizações sociais (OSs) na Saúde do DF pode estar relacionada à mudança. Procurada, a Secretaria de Saúde informou que o que está em discussão é a elaboração de um contrato entre a pasta e o HUB, que não influencia o estágio dos estudantes na região leste.

A secretaria ainda afirmou que, com a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares pelo Governo Federal, que gerencia o HUB, é preciso elaborar um novo contrato com o objetivo de integrar a unidade à rede de saúde do DF. “No caso específico do hospital, a pasta está propondo que alguns atendimentos sejam direcionados para os moradores da região leste, enquanto outros abrangeriam toda a população do DF, de acordo com uma logística voltada à integração do HUB à rede pública de saúde”, completou, em nota.

De acordo com o HUB, o novo contrato prevê realmente o aumento no número de consultas feitas na unidade e que o orçamento proposto pela Secretaria de Saúde não é proporcional a esse crescimento.

As atividades serão retomadas na quinta (16). O grupo planeja novos atos pela universidade ao longo da semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?