metropoles.com

Equipe de transição não procurou pasta da Saúde, reclama secretário

Em documento encaminhado à Casa Civil, titular da Saúde demonstra preocupação com a falta de contato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Humberto Fonseca e Rollemberg
1 de 1 Humberto Fonseca e Rollemberg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O secretário de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Humberto Fonseca, encaminhou ofício ao chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, no qual se mostra preocupado com a falta de contato por parte da equipe do futuro governo em relação à saúde.

No documento, emitido via Serviço Eletrônico de Informações (SEI), Fonseca alega que há uma série de medidas que necessitam de decisão agora, com repercussão nos próximos anos.

O secretário reforçou ter participado de todas as reuniões da Comissão de Transição, coordenada pela Casa Civil, e disse ter se colocado à disposição da equipe indicada pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para “fazer uma transição republicana e transparente”.

Reprodução

 

No entanto, conforme aponta o chefe da SES, nenhum contato foi feito para tratar questões relativas à Saúde. “Apresentamos todos os documentos e informações requeridas, mas nenhum membro da equipe de transição nos procurou nem foram requisitadas informações adicionais”, diz o texto encaminhado à Casa Civil.

Fonseca alega, no ofício, que a administração da saúde pública do DF “é complexa, há uma série de projetos em curso, e acreditamos que essa demora pode dificultar a transição e prejudicar a nova gestão”.

Novo secretário
O governador eleito, Ibaneis Rocha, nomeou uma comissão para traçar um “raio-X” dos problemas enfrentados pelo sistema público de saúde do DF, mas ainda não indicou quem será o substituto de Humberto Fonseca à frente da pasta.

Ibaneis escolheu o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) para coordenar a equipe. O grupo conta, ainda, com a superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), Núbia Welerson Vieira; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Carlos Fernando da Silva; e o médico de carreira Adriano Guimarães Ibiapina.

Outro lado
A assessoria de Ibaneis informou ao Metrópoles que “o governo eleito tem buscado informações necessárias em todas as áreas. O grupo técnico da saúde iniciou suas reuniões no último dia 19, estabelecendo o cronograma de ações. O trabalho está sendo feito de acordo com as necessidades da transição”, disse a nota.

Já a Casa Civil afirmou que “o governo realiza uma transição transparente e sem prejuízo à população”. E encaminhará a sugestão da Secretaria de Saúde à equipe do governador eleito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?