metropoles.com

Enfim, eles chegaram. Secretaria de Saúde recebe 248 kits de marcapasso

Equipamento estava em falta no Hospital de Base, principal unidade da rede pública do DF. Segundo denúncia do Sindicato dos Médicos, um paciente teria morrido devido à falta do aparelho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Brito/Saúde-DF
marcapasso, secretaria de saúde do DF, Hospital de base
1 de 1 marcapasso, secretaria de saúde do DF, Hospital de base - Foto: Divulgação/Brito/Saúde-DF

A Secretaria de Saúde do DF informa que recebeu 248 kits de marcapasso. O investimento foi de R$ 841.555,64. Esse quantitativo, de acordo com a pasta, é suficiente para cerca de cinco meses, se mantida a média mensal de 50 cirurgias para implantação do aparelho. Na semana passada, o Metrópoles mostrou o drama dos pacientes que aguardavam o equipamento. Segundo denúncia do Sindicato dos Médicos, um paciente teria morrido na fila de espera.

A secretaria destaca que somente o Hospital de Base (HBDF) faz uso do marcapasso na rede pública. Nessa quarta-feira (24/2), a unidade fez a retirada de 30 aparelhos, o suficiente para zerar a demanda reprimida e ainda sobrar. “Atualmente, 18 pacientes, aguardam, internados, pela colocação de um marcapasso”, destaca o diretor do HBDF, Tadeu Palmieri.

A rede estava sem o aparelho há cerca de 20 dias, mas todos os pacientes que necessitavam, com urgência, da implantação do marcapasso, foram encaminhados para o Instituto de Cardiologia do DF, garantiu a secretaria. Para evitar novo desabastecimento, a pasta explicou que está finalizando novo pregão para registro de ata para fazer nova compra.

O marcapasso é um aparelho que é implantado em pacientes com diversas doenças do coração e tem a função de observar e corrigir os defeitos do ritmo cardíaco, podendo aumentá-lo ou diminui-lo.

Reabastecimento
Além dos marcapassos, a pasta informa que a Farmácia Central está recebendo, nesta semana, uma série de medicamentos que estavam zerados ou com baixo estoque na rede, entre eles a insulina glargina e antibióticos como a nimesulida.

Na medida que os itens vão chegando, vão sendo distribuídos para as Unidades de Pronto Atendimento, farmácias de alto custo e as ambulatoriais e para os hospitais. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?