metropoles.com

Distrito Federal tem 16.266 casos de dengue confirmados

Durante todo o ano, 27 foram classificados como dengue grave (hemorrágica). Desses, 13 resultaram em morte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Fiocruz produz mosquito que não transmite dengue
1 de 1 Fiocruz produz mosquito que não transmite dengue - Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

De janeiro a 2 de julho, 16.266 casos de dengue em moradores do Distrito Federal foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Outros 2.158 pacientes, residentes fora do DF, também receberam o diagnóstico em Brasília. Os dados são do Informativo Epidemiológico nº 27, referente a semana iniciada em 26 de junho.

Há registro de 21.461 casos suspeitos da doença em 2016. Sendo que 19.109 são de moradores do DF infectados e 2.352 de residentes em outras unidades da federação. Durante todo o ano, 27 foram classificados como dengue grave (hemorrágica). Desses, 13 resultaram em morte. No caso dos óbitos, a pasta notifica somente as ocorrências em moradores locais. A medida, segundo o informativo, é para evitar divergências no banco de dados do Ministério da Saúde.

O boletim também aponta que o período de maior ocorrência da dengue foi antecipado em comparação ao ano passado. Em 2015, os meses de abril e maio tiveram as semanas com mais registros. Já em 2016 a alta foi em fevereiro e em março. Ainda de acordo com o documento, verifica-se tendência de queda na incidência da doença.

Seis regiões administrativas concentram o maior número de registros de dengue confirmados: Brazlândia, com 1.922 pessoas infectadas; Ceilândia, com 1.741; São Sebastião, com 1.648; Planaltina, com 1.368; Samambaia, com 1.321; e Taguatinga, com 1.299.

Casos de zika e de chikungunya em Brasília
O informativo apresenta ainda o levantamento de casos da febre chikungunya — 130 confirmados em moradores do DF e 8 de outras unidades da federação — e do zika vírus, que tem 172 confirmações em moradores locais em 2016 e 19 em residentes de fora do DF.

Entre dezembro de 2015 e 2 de julho, a pasta registrou 34 casos de doença aguda pelo vírus zika em gestantes, sendo 21 em mulheres que moram no Distrito Federal, 12 na região do Entorno e uma do Mato Grosso. Desse total, 14 mulheres já tiveram bebês. Segundo o informativo, todos nasceram sem intercorrências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?