metropoles.com

Distrito Federal reduz incidência de H1N1

Em abril e maio deste ano foram contabilizados 151 casos, em junho o número caiu para 12

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Oliveira/ Agência Saúde
vacinação h1n1
1 de 1 vacinação h1n1 - Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde

O Distrito Federal reduziu a incidência do vírus H1N1. Nos meses de abril e maio, foram contabilizados 151 casos, contra 12 registrados em junho. Comparando o número de 2016 com o apurado em anos anteriores, este primeiro semestre se mostrou atípico, com início de contágio mais precoce e com maior quantitativo de pessoas acometidas.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cristina Segatto, a queda dos casos se deu após o período da vacina fazer efeito. “Aqui no DF antecipamos a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Com isso, as pessoas que receberam a vacina se tornaram imunes entre o 15º ao 30º dia após tomar a dose, que é o período em que a vacina começa a fazer o efeito de proteção no organismo. Então, já esperávamos que os casos começassem a diminuir a partir de junho”, destacou.

Diante da redução, o Boletim Epidemiológico com os dados de H1N1, que era produzido semanalmente, passará a ser quinzenal. “A tendência é que, mesmo agora no inverno, ocorram poucos casos, pois uma boa parte da população do DF já está imunizada, o que faz com que haja uma menor circulação do vírus H1N1. Continuaremos acompanhando a situação do vírus e passaremos a fazer o boletim agora de forma quinzenal”, informou a diretora.

Segunda dose
Crianças entre seis meses a menores de 4 anos que tomaram a vacina pela primeira vez este ano precisam receber uma segunda dose 30 dias após a primeira. Até o momento, a procura pela segunda dose foi de apenas 59%. A vacina para estas crianças está disponível em todos os centros de saúde, de segunda a sexta-feira.

Prevenção
Mesmo com uma menor circulação do vírus, é necessário manter os cuidados com a higiene. É importante lavar com frequência as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?