metropoles.com

Diretor-presidente do IHBDF pede recursos ao Ministério da Saúde

Ismael calcula que serão necessários em torno de R$ 25 milhões de investimento a fim de melhorar o apoio a diagnósticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Ismael e Occhi
1 de 1 Ismael e Occhi - Foto: Divulgação

O diretor-presidente do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), Ismael Alexandrino, pediu nesta terça-feira (4/12) ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, recursos para investimento em renovação tecnológica.

Ismael calcula que serão necessários em torno de R$ 25 milhões para melhorar o apoio a diagnósticos na unidade. “Colocamos em pauta essa possibilidade de verba federal a partir de 2019. O instituto tem credenciamento necessário para receber recurso federal independentemente de intermediários”, comentou.

O diretor-presidente do IHBDF destacou, entretanto, que não houve promessa de repasses. Ele afirmou também que a medida depende da equipe que assumirá a gestão em janeiro de 2019, sob coordenação do próximo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Também participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro, e o superintendente administrativo do IHBDF, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

Eles conversaram, ainda, sobre financiamento da saúde e modelos alternativos de gestão, como o do IHBDF. A unidade é gerida por um serviço social autônomo e é capaz de fazer compras e contratações com mais facilidade do que hospitais da rede pública vinculados à Lei de Licitações.

Diálogo com a equipe de Ibaneis
O contato com a transição local começou nesta terça (4/12). Ismael contou que conversou com o futuro secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, por meio de mensagens durante a manhã. “Eu me coloquei à disposição para passar o que for necessário a respeito do IHBDF e pontuei algumas percepções sobre a secretaria”, completou.

Embora Ismael tenha encaminhado um ofício há algumas semanas para o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), não havia recebido retorno da equipe de transição até esta terça-feira. Agora, está esperançoso com o canal aberto com Osnei. “Acho que tem tudo para a nossa relação ser pautada pelo diálogo”, concluiu.

Durante a campanha, Ibaneis criticou o sistema do instituto e afirmou não ter entendido como funciona o modelo de administração. O futuro secretário de Saúde informou que a equipe de transição está avaliando os dados da unidade e deve elaborar um parecer a fim de subsidiar a decisão sobre o futuro do IHBDF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?