DF tem falta de vacina contra difteria, tétano e coqueluche
Secretaria diz que doses são repassadas pelo Ministério da Saúde, que alega indisponibilidade no mercado
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses que precisam vacinar os filhos vão enfrentar dificuldades. A vacina DTP, que imuniza crianças contra difteria, tétano e coqueluche, está em falta no Distrito Federal. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Cristina Segatto, confirmou o desabastecimento, mas garantiu que Governo do DF tenta solucionar o problema.
“Lógico que há uma preocupação, mas existem alternativas que estamos buscando para contornar a situação”, afirma. Por isso, a secretaria recomenda o uso da vacina pentavalente, que prevê imunização também contra a Hepatite B.
De acordo com a pasta, os estoques de DTP estão em falta devido a “dificuldades na produção das vacinas” enfrentadas pelo Ministério da Saúde.
Alternativa
O ministério reconhece que algumas vacinas estão indisponíveis no mercado e busca soluções até a situação se normalizar. Uma delas é a substituição da DTP pela pentavalente, já recomendada pelo GDF. Outra medida é substituir a vacina tetraviral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) pela tríplice viral+varicela. O órgão garante que as medidas não trazem prejuízo à saúde dos vacinados.
O ministério informou, ainda, que as injeções de hepatite A para crianças não foram distribuídas em setembro e outubro. A expectativa é de que em novembro cheguem 3 milhões de doses compradas fora do país.
No DF, foram aplicadas 1,54 milhão de doses de vacinas durante o primeiro semestre deste ano. Em 2014, a Secretaria de Saúde administrou cerca de dois milhões de injeções. A Secretaria de Saúde não possui dados separados de vacinação entre crianças e adultos.