metropoles.com

DF registrou 18 mortes por dengue em 2016. Casos chegam a 15,4 mil

Desde o início do ano, 143 pessoas contraíram o zika vírus e 94 tiveram febre chikungunya

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/ Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília

A Secretaria de Saúde confirmou, desde janeiro, 15.440 casos de dengue, somando pacientes que moram em Brasília (13.501) e residentes de outras unidades da Federação (1.939) diagnosticados no Distrito Federal. Os números estão no boletim epidemiológico nº 20, divulgado nesta quarta-feira (18/5) pela Secretaria de Saúde. No período, foram 18 mortes: seis de moradores do DF e 12 de cidades do Entorno.

Brazlândia segue como a região administrativa recordista na incidência da doença, com 1.987 infectados em 2016. Em seguida vêm Ceilândia (1.514), Planaltina (1.260), Samambaia (780), São Sebastião (1.336) e Taguatinga (1.049).

Zika e chikungunya
Em relação às contaminações por zika vírus, 143 pessoas manifestaram a doença. Destas, 44 moram no DF, 14 são de outras unidades federativas e 85 não tiveram a origem de infecção determinada. No período, houve 17 gestantes contaminadas — nove moram em cidades goianas e uma em Mato Grosso.

O levantamento registrou ainda 94 casos de febre chikungunya em Brasília. Destes, 25 são de pessoas que contraíram a doença no DF, e 37 de infectadas em outras unidades da Federação. Das outras 32 incidências não foi possível identificar a origem.

Unidades de atenção
Na sexta-feira (13), as unidades de atenção à dengue que funcionaram provisoriamente em Brazlândia e em São Sebastião encerraram as atividades. Segundo a Secretaria de Saúde, o fechamento se deve à redução do número de casos e, consequentemente, à queda da procura por atendimento. A assistência à população continua disponível nos centros de saúde, postos de saúde da família e nas unidades de pronto atendimento (UPAs) da região de moradia.

Primeira a ser aberta, em 11 de fevereiro, a unidade de Brazlândia fez 11.085 atendimentos, 9.145 exames de sangue e 4.903 testes rápidos. Desse total, 2.048 foram positivos. A de São Sebastião, inaugurada na semana seguinte, em 19 de fevereiro, funcionou por 78 dias. Nesse período, registrou 11.303 atendimentos, com 2,2 mil testes rápidos — 951 positivos.

Enfrentamento ao mosquito
A força-tarefa do governo de Brasília para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, está em Planaltina nesta semana. A região recebe cem militares do Corpo de Bombeiros e outros 120 do Exército Brasileiro, além de 32 agentes de Vigilância Ambiental da Saúde. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?