metropoles.com

DF registra mais de 700 casos de intoxicação em 12 meses

Maioria das ocorrências envolve uso de medicamentos e abuso de drogas. Ingestões acidentais de produtos por crianças também são frequentes, afirmam especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
pilula
1 de 1 pilula - Foto: Divulgação

Ocorrências por intoxicação no DF vão além das causadas por agrotóxicos, raticidas e venenos em geral. Em 2015, a Secretaria de Saúde do DF registrou 728 casos de envenenamento por diversas causas – entre elas o uso de medicamentos (327), cosméticos (11), produtos de uso doméstico (52) e abuso de drogas (149).

Associados à cura de doenças, os remédios aparecem na liderança das estatísticas da pasta. Casos dessa natureza correspondem a 45% do total registrado nos 12 meses do ano passado. De acordo com o Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria de Saúde, a maioria das ocorrências – que não envolvem somente os medicamentos – é acidental e envolve crianças.

É importantíssimo ter cuidado com as crianças. Vemos muitos casos de intoxicação infantil no dia a dia. Muitas vezes o responsável deixa produtos de limpeza ou remédios, por exemplo, em locais de fácil alcance e elas acabam ingerindo.

Luciana Machado Nonino, gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia e especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva

Outro alerta que a especialista faz é com relação à automedicação. Ela acredita que os casos de intoxicação por cosméticos estejam ligadas à ingestão de suplementos vitamínicos. “Isso ocorre com frequência. As pessoas não consultam um médico e tentam solucionar déficits com produtos que não têm a venda controlada”, afirma Luciana. E os sintomas, explica a médica, dependem do tipo de envenenamento. Eles vão de vômito e diarreia a urticária e sinais de alergia respiratória.

Atendimento por telefone
O Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria de Saúde é responsável por orientar médicos e pacientes em casos de intoxicação. As “consultas” são feitas por telefone. “As pessoas chegam nas unidades de saúde com intoxicação pelas mais variadas causas. A partir daí, o médico nos aciona, informa os sintomas do paciente e nós passamos a conduta para que o socorro seja feito de forma eficiente”, explica a farmacêutica bioquímica do espaço, Paula Barzon Garcia de Menezes.

Atualmente com 10 funcionários – entre médicos e farmacêuticos –, o serviço também pode ser acionado pela população. “Quando percebemos que o caso não é grave, damos as instruções para que a pessoa adote condutas caseiras para solucionar o problema e evitar a reincidência”, afirma Paula. Por meio do prontuário eletrônico, em casos admitidos nos hospitais do GDF, ou por ligações telefônicas, o centro acompanha os pacientes até o fim do tratamento.

O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Para solicitá-lo, basta entrar em contato pelos telefones 0800-644-6774 (DF) ou 0800-722-6001 (nacional). Caso o ramal do Distrito Federal esteja ocupado, a ligação é redirecionada para o contato nacional, que segue o mesmo protocolo de atendimento.

Confira dicas de especialistas para evitar intoxicações:

  • Não deixe medicamentos ao alcance de crianças
  • Certifique-se de que os produtos de limpeza estão em local seguro
  • Não misture compostos químicos
  • Evite a automedicação
  • Observe se a comida de restaurantes onde come está bem protegida e refrigerada
  • Só coma em locais com o selo da Vigilância Sanitária
  • Evite manter venenos em casa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?