metropoles.com

DF: pacientes devem antecipar retirada de remédios de alto custo

Devido ao ponto facultativo da próxima semana, Saúde faz esquema especial para garantir a assistência ao cidadão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
GDF dobra prazo de receitas para medicamentos de uso contínuo
1 de 1 GDF dobra prazo de receitas para medicamentos de uso contínuo - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Pacientes do Distrito Federal que fazem uso de medicamentos fornecidos pela Farmácia do Componente Especializado, conhecida popularmente como Farmácia de Alto Custo, devem ficar atentos às mudanças no horário de funcionamento das unidades em razão dos pontos facultativos decretados na próxima semana.

Para evitar a descontinuidade dos tratamentos, as pessoas que retiram medicamentos regularmente e que estarão sem o insumo no período devem antecipar a ida ao local.

Já os pacientes que estavam agendados para os dias de ponto facultativo, para a realização de cadastro ou retirada de medicamento pela primeira vez, estão sendo reagendados para o início da próxima semana.

“Estamos reorganizando a agenda para atendermos a todos. Nosso objetivo é reduzir o impacto do ponto facultativo e garantir que o cidadão tenha acesso ao medicamento”, explica a gerente do Componente Especializado, Priscila Torres.

Para que a assistência transcorra sem intercorrência, as unidades funcionarão, nos dias 11 e 12 de novembro, com uma hora a mais. O expediente será das 8h às 18h. Na quarta-feira da próxima semana (13/11/2019), o serviço funcionará até o meio-dia.

Após o feriado, segundo a farmacêutica, o atendimento nas unidades será reforçado. Nos dias 18 a 20, além do horário ampliado até as 18h, os profissionais que desempenham atividades internas nas farmácias de alto custo reforçarão o acolhimento aos usuários. “Queremos, com essas ações, ampliar a capacidade de atendimento”, acrescenta Priscila.

A orientação para aqueles que têm medicamento suficiente é que evitem a ida às farmácias nos próximos dias, dando prioridade aos cidadãos que estão com pouca quantidade de insumo. Todos os remédios previstos para novembro podem ser retirados até o último dia útil do mês.

Sistema

As farmácias de alto custo terão novo sistema informatizado que possibilitará o agendamento para a retirada de medicamento, por dia e horário. A nova plataforma tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimento e evitar as filas que se formam em frente às unidades.

O processo licitatório está em andamento, em fase avançada. A expectativa é que essa nova funcionalidade esteja disponível à população no primeiro semestre de 2020. A medida, de acordo com Priscila, faz parte de um esforço da gestão para melhorar a assistência ao cidadão.

“Trabalhamos continuamente para oferecer o melhor ao paciente. Então, esperamos que, com esse novo sistema, a retirada do medicamento seja facilitada com a maior comodidade possível”, conclui a farmacêutica.

Serviço

Asa Sul – Estação 102 Sul do Metrô-DF, Subsolo – Ala Comercial

Ceilândia – EQNM 18/20, blocos A e C – Praça do Cidadão

Gama – Praça 1, s/n – Setor Leste

(Com informações da Secretaria de Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?