metropoles.com

DF não atinge meta de imunização em nenhuma vacina do calendário infantil

Dados da Secretaria de Saúde, para os 4 primeiros meses de 2020, revelam que adesão máxima foi de 77,7% do público alvo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Vacina Sarampo
1 de 1 Vacina Sarampo - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), os Indicadores de Imunização do primeiro quadrimestre de 2020 revelam que o DF não cumpriu a meta de vacinação para nenhuma das 11 vacinas previstas no calendário de imunização da rede pública de saúde.

Com objetivo de imunizar 95% do público alvo, a vacina que apresentou a maior adesão foi a da hepatite B, com 77,7%. Já a tetra viral, que protege contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, teve adesão de apenas 62,3% da população, ficando com o pior desempenho.

Na média, a adesão às 11 vacinas foi de 69%, bem inferior ao desempenho apresentado no mesmo período de 2019, com média de 90,8%. Para a Secretaria de Saúde, a baixa procura se dá por causa da pandemia do novo coronavírus. Em busca de uma solução, a pasta prolongou algumas campanhas, como as do sarampo e do vírus Influenza.

4 imagens
Vacina é aplicada em voluntários no Brasil
1 de 4

Vacinação é fundamental para prevenir o sarampo

Breno Esaki/Agência Saúde DF
2 de 4

Breno Esaki/Agência Saúde DF
3 de 4

Vacina é aplicada em voluntários no Brasil

Governo do Estado de São Paulo
4 de 4

Getty Images

Neste ano, houve a adoção de novos protocolos de segurança e prevenção nos locais de aplicação das vacinas. A enfermeira Fernanda Ledes, servidora da área de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, ressalta que “o locais de vacinação estão separados do atendimento a demais pessoas, especialmente dos sintomáticos respiratórios”, além do uso de máscara e distanciamento social.

Pediatra neonatologista e gerente médica da Maternidade de Brasília, Sandi Sato enfatiza a importância das vacinas. “No contexto de população, a gente garante a diminuição de doenças a toda à comunidade e até erradicação, como a varíola”.

Contudo, a falta de imunização pode trazer de volta enfermidades uma vez já erradicadas. “O sarampo chegou a ser erradicado no Brasil, porém com o movimento antivacina e diminuição da vacinação, vimos o ressurgimento da doença”, alerta.

UBSs

A preocupação na prorrogação da campanha de vacinação da gripe é imunizar o maior número de pessoas e diminuir os casos de influenza causados pelos vírus das três cepas que constituem a vacina, que são Influenza A H1N1, H3N2 e B.

No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. No último dia 31 de agosto, a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede possuía 21 mil doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.

Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo também foi estendida em todo o país, até o dia 31 de outubro. O público-alvo são os adultos de 20 a 49 anos, que podem tomar a dose extra da vacina tríplice viral mesmo que já a tenha recebido anteriormente.

A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina.

No Distrito Federal, ela está disponível na rotina das Salas de Vacina, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria de Saúde tem alertado o público-alvo sobre a importância de buscar pela vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?