metropoles.com

DF: cirurgias de hérnia estão paradas. Fila tem 2,5 mil pacientes

As informações são de representação elaborada pelo Ministério Público de Contas, que pede providências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
hospital em brasilia
1 de 1 hospital em brasilia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público de Contas (MPC) pede que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal apresente, “em prazo razoável”, um cronograma para atendimento de pacientes com hérnia. Além disso, quer saber a previsão para aquisição de equipamentos, insumos e admissão de profissionais.

Representação elaborada pela procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira aponta ausência de cirurgias de hérnia na rede pública da capital e pede explicações.

Segundo o documento publicado em 20 de janeiro de 2020 e encaminhado ao Tribunal de Contas (TCDF) para análise de admissibilidade em plenário, a denúncia é que 2.562 pessoas estão na fila de espera para a cirurgia hérnia.

“Fato que, além de trazer dores físicas aos pacientes, gera problemas de ordem social e econômica, com preconceito, muitas vezes em face da deformidade e incapacidade, ainda que temporariamente, para o trabalho, o que eleva o grau de prejuízo para os pacientes e, também, para o Estado”, diz o MPC na representação.

Para o Ministério Público de Contas, a razão do problema é multifatorial. A procuradora expõe a “falta de equipamentos e materiais básicos, como carrinho de anestesia, monitores, bisturi, mesa cirúrgica, focos e insumos, como campos estéreis, capotes e tela, além de profissionais”.

“Dever estatal”

A representação alerta que a prestação sanitária pública é um dever estatal. “Não se nega que cirurgias eletivas possam ser programadas, em fila, mas não se pode admitir o atual quadro de dor e sofrimento de pacientes que carecem urgentemente de intervenção cirúrgica”, diz a procuradora.

Para ela, os motivos apontados revelam graves falhas de gestão, pois “não é possível que o Estado não consiga manter em dia a aquisição de materiais e insumos necessários, bem como se programar para a contratação de profissionais”.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que a área técnica está providenciando os dados. Segundo a pasta, esse tipo de cirurgia não é regulada, “por isso a dificuldade de obter a compilação dessas informações”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?