metropoles.com

TCDF: falta de arquitetos e engenheiros compromete unidades de saúde

Tribunal de Contas determina que GDF priorize concurso para os profissionais atuarem exclusivamente na manutenção da rede pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Saúde
1 de 1 Secretaria de Saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A falta de arquitetos e engenheiros nos quadros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é apontada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) como um dos principais problemas para explicar as precárias instalações de atendimento a pacientes que buscam os profissionais da rede pública. Recente decisão da Corte determina que a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (SEFP-DF) inclua entre as prioridades do governo local a realização de concurso público específico para as duas áreas.

Segundo o TCDF, o déficit compromete a conservação dos hospitais, postos, centros de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs). A ausência desses profissionais também prejudica a manutenção dos equipamentos hospitalares e a elaboração de projetos a fim de atender às demandas.

O diagnóstico foi revelado após fiscalização dentro da SES-DF, que concluiu pela necessidade da contratação imediata de arquitetos e engenheiros na Subsecretaria de Infraestrutura de Saúde (Sinfra). O documento ainda estabelece que, a partir da deliberação ocorrida no dia 16 de maio de 2019, a Corte de Contas passe a fiscalizar o cumprimento da medida.

Produzido pelo corpo técnico do TCDF, o relatório ressalta que certas gerências – como as de projetos, instalações, fiscalização de obras e serviços, equipamentos médicos, manutenção predial e física médica – requerem especialistas exclusivos para atuação nas áreas, “sob pena de tanto a sociedade como o Estado arcarem com prejuízos irreparáveis, considerando a importância da saúde como atributo indissociável da vida humana”, registra a decisão.

Veja a decisão:

Decisão TCDF 31945-2018 by Metropoles on Scribd


Números

Em resposta ao TCDF, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SES-DF apontou a necessidade urgente de: 10 engenheiros civis; três engenheiros clínicos; três engenheiros elétricos; três engenheiros mecânicos; e 10 arquitetos.

A Secretaria de Saúde conta com 172 estabelecimentos de saúde, envolvendo hospitais, unidades de pronto atendimento, postos e centros de saúde, centros de atenção psicossocial, entre outros – que, segundo o TCDF, devem apresentar condições adequadas de atendimento à população.

Outro lado
Em nota, a SEFP-DF informou ter ciência da necessidade de incluir tais profissionais no quadro da saúde e ressaltou que medidas nesse sentido estão sendo tomadas.

“Consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias previsão para a realização de concursos públicos para Analista de Planejamento e Gestão Urbana e para Técnico de Planejamento e Gestão Urbana. No momento, a SEFP-DF está ultimando os estudos técnicos necessários para a realização dos concursos.”

Ainda conforme o texto, a Secretaria de Saúde conta, atualmente, com quatro arquitetos e três engenheiros elétricos. “Enquanto o concurso não é realizado, a Secretaria de Saúde estuda a contratação de serviço terceirizado para atendimento das necessidades. Além disso, desde 2017, a Novacap vem desenvolvendo projetos e serviços na rede pública, por meio de termo de cooperação técnica, com o objetivo de minimizar os gargalos decorrentes da falta de profissionais qualificados.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?