Covid: DF investiga cepa que infectou 13 integrantes da seleção venezuelana
Secretaria de Saúde coletou material dos estrangeiros, que estão em Brasília para a Copa América. Intenção é saber se há nova variante no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do DF realiza análises laboratoriais para identificar qual cepa da Covid-19 infectou jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção venezuelana. A equipe do país vizinho está hospedada em Brasília para o jogo de abertura da Copa América, marcado para domingo (13/6). Até a tarde de sábado (12/6), a pasta havia confirmado 12 testes positivos entre os venezuelanos – oito atletas e quatro integrantes da comissão técnica. À noite, o número subiu para 13, com mais um membro do staff doente.
De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, especialistas da pasta distrital foram ao Brasília Palace Hotel, onde os integrantes da seleção estão hospedados, para colher o material e examinar a cepa.
“Fizemos a coleta na noite de sexta-feira (11/6). Vamos acompanhar a leitura de identificação da cepa para saber se ela já circula em Brasília ou se é uma nova variante. O resultado sai até quarta-feira (16/6)”, afirmou à reportagem do Metrópoles.
A suspeita é de que essas pessoas já tenham chegado infectadas ao Brasil, pois não daria tempo de contraírem a doença e o exame já indicar resultado positivo, somente durante o trajeto de avião e a chegada a Brasília.
Como os integrantes da seleção venezuelana estão em hotel brasiliense, já foi iniciada também a rastreabilidade do contágio dos funcionários do Brasília Palace. Todos receberam informações sobre precauções e alerta de atenção para possíveis sinais da Covid-19.
A Venezuela tem jogo marcado contra a Seleção Brasileira neste domingo (13/6), às 18h, no estádio Mané Garrincha. O torneio e sua realização no Brasil foram motivos de intensa polêmica, justamente por causa da preocupação de disseminar ainda mais o coronavírus no país.
O Metrópoles entrou em contato com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) questionando sobre o caso, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto para manifestação.