Covid-19: Hospital Brasília recebe três pacientes de Manaus neste sábado
Primeiro paciente com Covid-19 a ser atendido na unidade chegou na manhã deste sábado (16) em Brasília. Outros dois devem chegar esta noite
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Brasília recebeu, no final da manhã deste sábado (16/1), o primeiro paciente com Covid-19 vindo de Manaus (AM) para a unidade. A saúde da capital amazonense vive colapso, após o aumento de internações pelo novo coronavírus provocar falta de oxigênio, suprimento essencial para tratamento da doença.
A estimativa é que, no total, até 750 pessoas tenham de deixar a cidade para serem atendidas em diferentes locais. O DF acolherá pelo menos 32 pacientes vindos de Manaus nos próximos dias. Os esforços se concentram na rede particular e em unidades vinculadas ao governo federal.
Segundo o Hospital Brasília, localizado no Lago Sul, ainda na noite deste sábado a unidade deve receber mais duas pessoas transferidas da capital amazonense.
O Metrópoles acompanhou o momento em que o paciente desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília e foi transferido ao hospital. Confira as imagens:
Hospitais particulares
Na quinta-feira (14/1), o Hospital Santa Lúcia recepcionou cinco pacientes, em três unidades de saúde do grupo. Na noite dessa sexta, outros dois pacientes que aguardavam autorização do convênio para serem transferidos também chegaram à unidade.
O Grupo Santa Marta, dono de três hospitais no Distrito Federal, disse, em nota, que se solidariza com os pacientes de Manaus infectados pelo coronavírus. No documento assinado pela gerente de Marketing e Comunicação, Aldênia Morais, a empresa pontuou que as operadoras de saúde solicitaram vagas destinadas aos pacientes da capital amazonense.
As negociações estão em andamento e, até esta manhã, não estava ainda definida a quantidade de pessoas que poderão ser acolhidas pelo grupo, que tem hospitais em Taguatinga e na Asa Norte. “Todo esse trâmite tem sido feito com muito critério, de acordo com as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde”, frisou.
“Em nossas instalações, dispomos de alas reservadas, com fluxos específicos, tanto para internação, com quartos individuais, como para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também com área exclusiva para pacientes com Covid-19. Além disso, por se tratar de um hospital de grande porte e de alta complexidade, diante do cenário, informamos a possibilidade de abertura de mais leitos, conforme necessidade”, afirmou a nota.
Localizado em Taguatinga, o Hospital Anchieta também está negociando com as operadoras de saúde para recepção das pessoas de Manaus “que for possível recebermos”.
Unidades públicas
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) deve receber 20 pacientes de Manaus para tratamento contra a Covid-19 em leitos de enfermaria. A unidade é vinculada ao governo federal e atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Toda a infraestrutura e insumos necessários foram preparados na Unidade de Pronto-Socorro do HUB, onde atualmente já funcionam 10 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus”, destacou a instituição.
O Hospital das Forças Armadas (HFA), no Cruzeiro, recebeu um paciente encaminhado pelo Hospital de Aeronáutica de Manaus.
“Vale ressaltar que, no enfrentamento à Covid-19, o HFA presta atendimento dessa natureza, acolhendo as demandas advindas do Ministério da Defesa (MD). Portanto, este hospital recebe militares e seus dependentes de outros estados quando solicitado pelo MD”, informou o órgão, em nota.
Já a Rede D’Or São Luiz disse ter se colocado à disposição do governo do Amazonas e “juntou forças nessa corrente que mobiliza todo o país”. “Já são mais de 50 pacientes transferidos daquele estado para hospitais em São Paulo e Brasília. A Rede D’Or permanece em prontidão para colaborar com os pacientes do Amazonas nesse momento de aflição”, informou.