Covid-19: hospitais particulares têm quase 80% dos leitos de UTI ocupados
Rede pública ainda possui 170 unidades de terapia intensiva disponíveis para novos pacientes graves da doença no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apontam que há, apenas, 22,75% leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) vagos em hospitais particulares do DF. Ou seja, a taxa de ocupação atual das UTIs privadas é de quase 80%.
Essas vagas são usadas no tratamento de pacientes graves do novo coronavírus. Do total de UTIs na rede, 211 são destinadas exclusivamente para brasilienses com Covid-19. Apenas 48 leitos ainda não foram ocupados.
A situação é diferente na rede pública. Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) do DF ainda têm 45,7% UTIs aptas para receber novos pacientes graves com coronavírus. Na prática, significa que 202 dos 372 leitos já estão ocupados.
Atualmente, o Distrito Federal tem 18.090 casos notificados da Covid-19. Em quase 60% dos registros, os pacientes já se recuperaram da doença. O novo coronavírus já matou 236 brasilienses desde o início da pandemia, o que representa taxa de letalidade de 1,3%.
A idade mediana dos pacientes é 39 anos. A letalidade mais alta da doença ocorre entre infectados na faixa etária dos 71 anos. O brasiliense pode consultar a vacância de leitos em cada unidade particular de saúde na Sala da Situação da pasta.