metropoles.com

Coronavírus: CRM-DF pede adicional de insalubridade para médicos

Entidade encaminhou ofício solicitando a concessão do benefício em “grau máximo”. Visita ao HBDF não encontrou irregularidades no expediente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) encaminhou, nessa terça-feira (14/04), um ofício propondo a criação de um Projeto de Lei (PL) que conceda adicional de insalubridade em “grau máximo” aos servidores públicos da saúde que atuam no combate ao novo coronavírus.

A entidade defende que os profissionais estão expostos aos risco de contágio pela doença que já matou 17 brasilienses.

Nesta quarta-feira (15/04), a deputada distrital Arlete Sampaio (PT) apresentou um Projeto de Lei Complementar (PLC) que reforça o pedido do Conselho Regional de Medicina do DF para que o Executivo local pague o adicional de insalubridade aos profissionais de saúde da rede pública.

A PLC seria votada em segundo turno ainda nesta tarde, no entanto, precisou ser adiada para semana que vem por falta de quórum.

Fiscalização

Na terça, o Departamento de Fiscalização do CRM-DF visitou o Hospital de Base para verificar se os trabalhadores da unidade pública estão sendo assistidos pelo Instituto em Gestão Estratégia da Saúde (Iges) e pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

A disponibilidade e acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra a Covid-19 também foi alvo dos ficais. Segundo a entidade, “nenhuma irregularidade foi constatada”.

A visita faz parte de cronograma de fiscalização de entidades da saúde da capital. Há uma semana, o Conselho Regional de Medicina e de Enfermagem (Coren-DF) fiscalizaram o Hospital Regional de Asa Norte (Hran) – uma das unidades referência no tratamento de infectados pelo novo coronavírus.

Os órgãos constataram falta de macacões e máscaras N95. Os equipamentos são necessários para o tratamento seguro de pacientes com Covid-19.

O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde e o Governo do Distrito Federal ainda na terça-feira (14/04) para comentarem o assunto. Contudo, não havia obtido retorno dos dois órgãos até a última atualização desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?