Com superlotação, Hospital de Santa Maria restringe atendimentos
Unidade de saúde do DF tem 121 pacientes internados em apenas 38 vagas disponíveis. Somente casos graves serão recebidos
atualizado
Compartilhar notícia
Superlotado, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) restringiu, neste domingo (01/03/2020), o atendimento apenas aos casos classificados como de risco e maior gravidade. A unidade pública de saúde opera com o triplo da capacidade.
De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF), que administra o hospital, a unidade tem 38 vagas de leitos, onde há 121 pacientes internados. Em nota, o Iges afirmou que, diante da superlotação, a gestão tenta “dar alta aos pacientes” para liberar novas vagas.
“Enquanto isso, apenas casos vermelhos são atendidos, e os demais são orientados a procurar outras unidades ou aguardarem e serem reclassificados periodicamente. Informamos, também, que esta é uma situação temporária, ou seja, pode sofrer alterações a qualquer momento”, afirmou o instituto.
Ainda de acordo com o Iges-DF, o pronto-socorro da unidade está com a escala completa: 19 médicos, sendo quatro clínicos, três cirurgiões-gerais, quatro ortopedistas, quatro pediatras e quatro obstetras.