metropoles.com

Clarice, de 2 meses, precisa de leito de UTI para sobreviver

Mesmo com ordem judicial determinando vaga, nenê segue internada no HRC: portadora de uma cardiopatia grave, ela precisa de cirurgia urgente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo pessoal
Untitled6
1 de 1 Untitled6 - Foto: Acervo pessoal

Toda vez que o coração de Clarice bate, ela corre o risco de morrer. Só uma cirurgia cardíaca pode garantir a vida da pequena. A bebê nasceu no último dia 3 de maio, no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com uma cardiopatia grave. Desde então, a família aguarda apreensiva a liberação de um leito de UTI para o procedimento.

“Minha filha não fica um minuto longe dela. É uma agonia constante. Um desespero por saber que a nenê pode morrer e não podemos fazer nada, só esperar uma ação do governo”, desabafou a avó de Clarice, a auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia Alves Pereira, 47 anos. A mãe da bebê, Letícia, tem apenas 16 anos.

O último relatório médico, do dia 21 de maio, aponta a urgência do caso. O profissional relata que a bebê é portadora de “janela aorto-pulmonar, hipertensão pulmonar acentuada e insuficiência mitral discreta”, aponta a necessidade de uma cirurgia imediata e afirma existir “risco de compensação cardíaca e morte”. Diante do quadro, o médico solicita a remoção da paciente, já que o HRC não oferece condições para o procedimento.

4 imagens
Decisão judicial determinando a internação de Clarice
Clarice no Hospital Regional de Ceilândia com a mãe, de apenas 16 anos
Bebê nasceu em 3 de maio, com grave problema de saúde
1 de 4

Laudo médico aponta urgência do caso da bebê

Acervo pessoal
2 de 4

Decisão judicial determinando a internação de Clarice

3 de 4

Clarice no Hospital Regional de Ceilândia com a mãe, de apenas 16 anos

Acervo pessoal
4 de 4

Bebê nasceu em 3 de maio, com grave problema de saúde

Acervo pessoal


Nem com ordem judicial
Um mês depois, Clarice continua em um leito comum e sem previsão para a operação. A família procurou a Defensoria Pública e conseguiu, na Justiça, decisão autorizando a internação da bebê, no último dia 12. A sentença do juiz Rogério Faleiro Machado, do 3ª Juizado Especial de Fazenda Pública, determina à Secretaria de Saúde providenciar um leito de UTI para a bebê. No entanto, a ordem ainda não foi cumprida.

Segundo informou a Secretaria de Saúde, Clarice “está regulada para vaga na UTI pós-cirúrgica do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF)”. A pasta afirma que são feitas buscas “24 horas por dia para que a criança seja atendida o mais rápido possível”. De acordo com o órgão, a criança está “em bom estado, respirando espontaneamente e sob cuidados da equipe médica”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?