metropoles.com

Cirurgias de reconstrução mamária triplicam na rede pública do DF

Com a greve de profissionais da Secretaria de Saúde iniciada em outubro, as cirurgias marcadas antes da paralisação foram suspensas. No entanto, segundo o GDF, já não existe fila de espera para o procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Hospital de Base do Distrito Federal e os Regionais da Asa Norte, de Sobradinho e de Santa Maria fazem, juntos, uma média de 80 cirurgias mensais de reconstrução mamária. Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, o número é mais de três vezes maior que a média registrada no ano passado, quando foram realizadas 24 operações.

Com a greve de profissionais da Secretaria de Saúde iniciada em outubro, os procedimentos marcados antes da paralisação foram suspensos, e o serviço está limitado apenas a condutas de emergência.

No entanto, segundo o Governo do DF, desde novembro de 2014 não existe fila de espera para fazer a reconstrução do seio atingido pelo câncer. Sempre que o quadro clínico da paciente permite, a colocação de prótese ou do enxerto é feita imediatamente após a retirada do tumor.

O aumento das cirurgias, segundo o Ministério da Saúde, é tendência em todo o Brasil. Em 2014, foram mais de 9,1 mil, um crescimento de 16% em relação às 7,8 mil feitas em 2013.

Atendimento
Ao perceber a presença de caroço (nódulo) nos seios, um especialista em mama deve ser procurado imediatamente. Na Unidade de Mastologia do Hospital de Base, o atendimento é das 7h às 12h, e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para marcar consulta, a paciente precisa se dirigir à Gerência de Regulação, Controle e Avaliação, em dias úteis.

Outros hospitais regionais, como os da Asa Norte, de Santa Maria e de Sobradinho, também contam com essa especialidade. As unidades que não dispõem de mastologista encaminham as pacientes para as que têm. Para iniciar o tratamento, é necessário haver encaminhamento de um ginecologista, que pode ser obtido em centros de saúde.

Com informações da Agência Brasília

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?