Chuva invade hospitais do DF e pacientes precisam ser realocados
No Gama, quatro pacientes foram transferidos das áreas onde estavam. Em Planaltina, os problemas provocados pela água foram estruturais
atualizado
Compartilhar notícia
Dois hospitais do DF foram invadidos pela chuva neste sábado (9/2). As unidades do Gama (HRG) e de Planaltina (HRP) sofreram problemas estruturais que afetaram os pacientes. No HRG, três alas de internação foram atingidas. O teto também foi danificado, e quatro pessoas internadas precisaram ser realocadas para outras áreas.
Em Planaltina, o setor atingido foi o de repouso dos médicos e fisioterapeutas. A água parecia uma cachoeira descendo pelos encaixes das lâmpadas. Colhões também foram encharcados.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF lamentou o estado precário dos hospitais. “Por isso, decretamos estado de emergência no dia 7 de janeiro, possibilitando dar prioridade às ações que melhorem a saúde das pessoas”, disse a pasta.
Ainda segundo a Saúde, está em fase de planejamento e levantamento de custo um projeto de obras para reforma estrutural no Hospital Regional do Gama, “que vivia apenas recebendo reparos pontuais”.
Em Planaltina, a secretaria afirma que “esse hospital, assim como os outros, está passando por avaliação técnica para elaboração de projetos estruturais. Nenhum paciente precisou ser removido ou deslocado”.