metropoles.com

DF: vacinação contra gripe terá drive-thru e ordem alfabética

Segundo a secretaria de saúde, 912 mil habitantes do DF devem ser vacinados. Desses, 203 mil são idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
vacina sendo aplicada
1 de 1 vacina sendo aplicada - Foto: istock

A campanha de vacinação contra a gripe 2020, no Distrito Federal, contará com medidas para evitar a aglomeração pessoas de nos postos de saúde. Uma das mudanças neste ano, devido à pandemia do coronavírus, é a implementação do drive-thru. Os idosos, que terão preferência no calendário da campanha, poderão tomar a vacina sem precisar sair do carro. A ação começa na próxima segunda-feira (23/03).

Segundo a Secretaria de Saúde, 912 mil habitantes do DF devem ser vacinados. Desses, 203 mil são idosos, considerados grupo de risco para o novo coronavírus. A organização das vacinas ficará a cargo das sete regiões de saúde espalhadas pela capital federal. São 128 salas de vacinação em todo o DF. Cerca de 100 mil doses da vacina já foram distribuídas.

“Os idosos serão vacinados por ordem alfabética. Queremos evitar a formação de filas e a grande concentração de pessoas. Quem puder ir de carro será vacinado no estacionamento dos postos de saúde. As unidades funcionarão de segunda a sexta , das 8h às 22h”, detalhou Francisco de Araújo Filho, secretario de Educação.

A campanha segue até 22 de maio e foi dividida em três etapas. Confira as datas:

De 23 de março a 22 de maio: idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde;

De 16 de abril a 22 de maio: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento;

De 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, cujo primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) da seguinte forma:

23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Campanha Nacional

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?