Campanha de vacinação antirrábica chega às zonas urbanas do DF
Calendário para imunização já esta disponível para consulta
atualizado
Compartilhar notícia
Donos de cachorros e gatos que vivem na zona urbana do Distrito Federal já podem imunizar os animais de estimação contra a raiva. Começou nesta semana a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica e a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 80% dos mais de 345 mil cães e bichanos.
Nas cidades de Riacho Fundo II, Samambaia e Santa Maria, a vacinação já está em andamento. A campanha começa nesta semana na Fercal, no Guará, Park Way, Recanto das Emas, Sobradinho e Riacho Fundo I.
“Todos os cães e gatos acima de três meses de idade podem receber a vacina antirrábica, lembrando que os que receberem a dose pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias”, informa Rodrigo Menna, gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses.
Os responsáveis por organizar a imunização pedem que os animais sejam levados por pessoas com idade e porte adequados para o manejo dos pets. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas e o condutor do animal deverá usar máscara, como medida de combate ao novo coronavírus.
Além dos pontos distribuídos pelas regiões administrativas, a vacina fica disponível ao longo de todo o ano nos núcleos de Vigilância Ambiental regionais e na sede da Vigilância Ambiental, no Setor Noroeste.
Clique e confira o calendário de vacinação em cada zona urbana e rural do DF.
A raiva no DF
Segundo a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal não registra casos de raiva em humanos desde 1978. Em cães, o último caso diagnosticado foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001.
Apesar de não haver casos no DF, a doença precisa ser tratada com seriedade. O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.
A raiva causa encefalites agudas que podem levar à morte, na maioria dos casos.