metropoles.com

Cai último obstáculo à criação do Instituto Hospital de Base

Justiça derruba decisão que proibia a contratação de serviços sem licitação e de pessoal sem concurso público. Servidores são contra mudança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
hospitaldebase
1 de 1 hospitaldebase - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O último entrave que poderia afetar a transformação do Hospital de Base para instituto em forma de Serviço Social Autônomo (SSA) foi derrubado pelo desembargador e relator Robson Barbosa de Azevedo. Ele deferiu efeito suspensivo da apelação relativa à decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública do DF, que proibia a contratação de serviços sem licitação e de pessoal sem concurso público. Com isso, o IHBDF fica autorizado a ter seus próprios manuais de compra e de contratação.

A previsão é de que o instituto passe a funcionar em janeiro de 2018. O estatuto já está aprovado e registrado.

A decisão foi tomada pelo magistrado após o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) julgar, na última terça-feira (21), duas ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) ajuizadas, em julho deste ano, pelo PT-DF e pelo PMDB-DF, reconhecendo a Lei Distrital nº 5.899/2017 constitucional em todos os artigos.

A decisão contou com o aval do procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, que se posicionou contra as ADIns. “A saúde pública é dever do Estado, mas pode ser realizada com a colaboração de entes privados. O projeto de lei (de autoria do Executivo) foi acompanhado pela Prosus. A mesma procuradoria continuará com a fiscalização do processo”, ressaltou.

Segundo Bessa, o Supremo Tribunal Federal (STF) admite a instituição dos serviços sociais autônomos, que têm sido usados em níveis municipal, estadual e federal, inclusive para prestação de saúde.

“Essa foi uma decisão muito importante, porque nós tínhamos convicção de que o fundamento jurídico dessa proposta era muito sólido, mas faltava essa decisão do Judiciário para dar uma segurança jurídica ainda maior para o Instituto Hospital de Base”, disse o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

O Instituto Base funcionará com regimento interno e com regulamento próprio de compras e contratação e de admissão de pessoas, que serão pautados pelo princípio de impessoalidade, publicidade, moralidade.

“A diferença é que, agora, teremos regras mais modernas, pensadas para a saúde, que permitirão que o hospital compre e contrate com mais eficiência, tenha autonomia administrativa e funcione com base em resultados”, explicou Fonseca. A mudança, entretanto, é questionada pelos sindicatos que representam os servidores do hospital.

(Com informações da Secretaria de Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?