metropoles.com

Brasília tem 5.342 casos confirmados de dengue em 2016

De 1° de janeiro a 5 de março, a doença teve aumento de 351,18% em comparação ao mesmo período do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
dengue combate
1 de 1 dengue combate - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Apesar dos esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, a dengue segue avançando no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde confirmou 94 casos da doença na nona semana epidemiológica de 2016 (de 28 de fevereiro a 5 de março), de acordo com o Informativo Epidemiológico nº 10. Segundo o boletim, desde o início do ano 5.342 casos da doença foram em moradores de Brasília e 690 ocorrências na população de Goiás.

As regiões administrativas com mais números de registros são Brazlândia (1.041), Ceilândia (596), Planaltina (329), Samambaia (321), São Sebastião (491) e Taguatinga (506). No total, representam 61% das ocorrências.

Desde o último boletim, divulgado na semana passada, não houve novas mortes. Até o último dia 5, foram 10 óbitos — quatro residentes no DF e seis moradores de Goiás.

Zika e chikungunya
O levantamento ainda traz dados do zika e da chikungunya — assim como a dengue, são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Desde janeiro, oito pessoas foram confirmadas com zika. Dessas, três foram contaminadas em outras unidades da Federação (Bahia, Mato Grosso e Tocantins), quatro em Brasília e uma ainda não foi identificada. Já os casos de gestante são contabilizados desde 2015 e, até o momento, são sete grávidas diagnosticadas com o vírus.

A febre chikungunya foi detectada em 14 moradores de Brasília. Em 11 casos, a infecção ocorreu em outras regiões administrativas: Bahia, Goiás, Pernambuco Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe. Como algumas ocorrências demoram a ser registradas, os números referentes a cada semana epidemiológica podem sofrer alterações.

Ações em parceria
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, faz mutirões nas áreas rurais com o objetivo de reforçar cuidados para evitar focos do inseto. Em março, a ação já ocorreu em Brazlândia, no Paranoá, em Sobradinho e no Gama.

Durante esta semana, militares do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros, além de agentes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, visitam casas no Lago Norte, no Paranoá, em São Sebastião e em Taguatinga em busca de larvas do mosquito. Com informações da Agência Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?