metropoles.com

Brasília deve atender 100 mil crianças e jovens no dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação ocorre no país inteiro e, neste sábado, o Dia D, os postos de saúde estarão abertos para atender os que têm dificuldades de ir a esses locais durante a semana. Em Brasília a faixa etária foi ampliada para jovens até 19 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
vacina
1 de 1 vacina - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Distrito Federal espera atender neste sábado (24/9) 100 mil crianças e jovens nos postos de saúde para verificar se as vacinas estão em dia. A Campanha Nacional de Multivacinação ocorre no país inteiro e, neste sábado, o Dia D, os postos de saúde estarão abertos para atender os que têm dificuldades de ir a esses locais durante a semana. O público-alvo da mobilização nacional são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos. Brasília ampliou essa faixa e atende aos jovens até os 19 anos.

“Devido ao surto de caxumba no DF, ampliamos a campanha para os 19 anos”, explica o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “O objetivo da campanha é completar os esquemas virais porque percebemos a reemergência de algumas doenças que estavam bem controladas em todo o Brasil, como coqueluche, caxumba, o sarampo. Para controlar essas doenças e evitar que elas voltem, o Brasil inteiro está mobilizado para fazer a imunização”, explica. A expectativa é que, ao final da campanha, o DF tenha atendido a 80% das crianças e jovens na faixa etária.

Os postos funcionam desde às 8h, mas foi perto da hora do almoço que o movimento se intensificou no Centro de Saúde 8, localizado na 514/515 da Asa Sul.

Igor Souza, 12 anos, foi ao posto com a família. “Vim tomar de febre amarela, pelo que vi aqui as outras estão todas em dia”, disse, mostrando o cartão de vacinação. Ele conta que a última vez que tomou vacina já faz um tempo. “Espero que não doa, já estou com medo de tomar essa nova vacina”.

Ao lado, o irmão mais velho, Yan, 14 anos, dava coragem. “Vim atualizar aqui o cartão, participar da campanha”. Alguns minutos após chegarem, Igor deixou a sala de vacinação com a mão no braço: “Doeu muito”. Atrás, o irmão riu, “Não Doeu nada”.

A médica da Secretaria de Saúde Fabiana Mendes segurava a filha, Sofia, de 1 ano, no colo, chorando após tomar uma vacina Pneumocócica 10-valente. “Não dá muita reação, mas dói”, explica.

Houve também quem estava com a caderneta em dia e foi dispensado das gotinhas e picadas. Matheus, 9 anos, e Sophia, 3 anos, chegaram apenas até o balcão de atendimento. “Não precisou, está tudo certinho. Viemos porque às vezes aparece alguma vacina que não estava no calendário. Viemos para conferir”, diz a mãe, Carla Lopes, jornalista.

“O importante é as pessoas levarem a caderneta de vacinação para que a equipe avalie se a vacina está em dia”, reforça Teresa Segatto, diretora de Vigilancia Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância e Saúde. “Não se preocupe se levar o seu filho no posto de saúde com a caderneta e o seu filho não tomar vacina é porque o esquema está completo”, orienta.

A intenção era que quase todos os postos de saúde estivessem funcionando hoje, no entanto, muitas pessoas que foram a alguns desses locais se depararam com as portas fechadas. O administrador Alexandre Navarro é morador do Cruzeiro, mas teve que ir à Asa Sul para vacinar os três filhos. “Dois postos do Cruzeiro estavam fechados. Hoje, como é sábado, deveria ser um dia que está tudo aberto”.

Segundo o secretário de Saúde do DF, até a noite de ontem 106 postos integravam a lista da Secretaria dos que estariam abertos. No entanto, na manhã de hoje, até às 11h, 72 abriram as portas. A Secretaria de Saúde faz uma ronda para verificar o funcionamento e diz que o número pode aumentar ao longo do dia. “Durante a semana tem 123 abertos. Estamos mobilizando os postos, mas alguns infelizmente ficaram fechados por conta da dificuldade que tivemos ontem para liberação da folga em dobro [aos trabalhadores por cumprirem jornada no final de semana]”, justifica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?