metropoles.com

Bombeiros do DF são infectados por fungo após treinamento em caverna

Corporação confirmou que 20 militares procuraram atendimento médico e 10 continuam internados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
WhatsApp Image 2017-06-09 at 15.41.38
1 de 1 WhatsApp Image 2017-06-09 at 15.41.38 - Foto: Reprodução

Bombeiros do Distrito Federal que faziam o curso de tripulante operacional passaram mal depois de um treinamento na Chapada Imperial, em Brazlândia. Eles contam que foram infectados por um fungo chamado histoplasma capsulatum, que teria sido contraído devido ao contato com fezes de pássaros e de morcegos em uma caverna.

“Eu acho que faltou cuidado por parte da corporação. Isso sempre acontece. No ano passado, também em um treinamento, teve gente que contraiu leptospirose. Eles nunca analisam o local, se acontecer, aconteceu”, reclama um bombeiro, que pediu para não ser identificado.

O treinamento terminou na semana passada, mas só agora os sintomas da doença se manifestaram em cerca de 30 pessoas, segundo o militar. No entanto, a corporação fala em 20 bombeiros que teriam sentido dor de cabeça, febre persistente, fraqueza muscular, pouco apetite, dificuldade respiratória, calafrios e tosse seca.

Ainda de acordo com a denúncia, um tenente estaria internado em estado grave no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama. A unidade de saúde confirmou a intoxicação dos bombeiros, mas não revelou o número de vítimas nem se há alguém em estado grave. Outro paciente ocupa um leito no Hospital da Asa Norte (Hran), informação confirmada pela Secretaria de Saúde.

Nota da corporação
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que 10 militares foram internados, sendo que um teve alta e que outros dois devem deixar o hospital em breve. “Além disso, outros 10 procuraram atendimento, mas não precisaram ficar internados.”

Ainda de acordo com os bombeiros, as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram acionadas para confirmar o diagnóstico inicial. “Estamos prestando todo o apoio necessário”, informou a nota. A corporação diz ainda que, em razão da atividade dos bombeiros, é preciso treinamento em regiões inóspitas para “que sejam preparados para as missões em locais ermos e cavernas”.

3 imagens
1 de 3

Imagens do treinamento dos bombeiros
2 de 3

Imagens do treinamento dos bombeiros
3 de 3

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?