metropoles.com

Bebê nasce em corredor do Hospital Regional de Taguatinga

Segundo pai, houve demora no atendimento. Secretaria de Saúde confirma episódio, mas alega que a paciente estava sendo assistida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plantões noturnos dos hospitais do DF Brasília(DF), 21/03/2019
1 de 1 Plantões noturnos dos hospitais do DF Brasília(DF), 21/03/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O nascimento de Heloá Araújo dos Santos não foi da maneira como o pai e a mãe sonhavam. Eles buscaram o parto seguro e acompanhado por médicos no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) na madrugada deste sábado (18/05/2019). Mas a criança nasceu no corredor da unidade hospitalar do DF, em frente ao banheiro.

Segundo os pais, o episódio ocorreu por falta de médicos e demora no atendimento. A Secretaria de Saúde confirmou o episódio, mas afirmou que a mulher estava assistida e indo para a sala de parto, quando pediu para ir ao banheiro. Nesse meio tempo, a bebê veio ao mundo.

O vendedor Fernandes Araújo do Nascimento, 39 anos, e a esposa e dona de casa, Maria Luiza dos Santos, 22, chegaram ao HRT às 4h40 da madrugada. Moradores de Águas Lindas de Goiás, eles acreditavam que a rede pública do DF poderia proporcionar um parto normal para Heloa. Traziam no colo outra filha, Maria Fernanda, 1 ano.

De acordo com o vendedor, a família esperou por atendimento até as 7h30.  A bolsa de Maria Luiza estouro. Fernandes diz que chamou por uma médica. Nesse momento, a equipe do HRT teria dito para ele que só tinha uma no plantão e estava fazendo dois partos ao mesmo tempo. A gestante precisou ir ao banheiro. Diante da demora, o morador de Águas Lindas pensou em buscar atendimento em outro lugar.

“Maria Luiza teve que ir de novo banheiro. Quando ela passou da porta para o corredor, começou a sangrar. O bebê estava nascendo. Nasceu nas minhas mãos. Eu segurei ela para não cair no chão. Gritei: ‘Socorro, me ajuda aqui’. Quando o pessoal do hospital foi ver o que estava acontecendo, uma mulher disse: Nossa, não era para ser assim. Eu acho que um hospital não podia tratar as pessoas assim. Para mim, é desumano”, desabafou.

Versão do governo
Por nota, a Secretaria de Saúde, afirmou que a paciente foi atendida sem espera no HRT, passando da triagem imediatamente para o centro obstétrico. Segundo a pasta, mãe e bebê passam bem.

“Antes de ir para a sala de parto, ela quis fazer uso do banheiro, quando então o bebê coroou. O pai chamou a atenção da enfermagem que o bebê estava nascendo e a enfermeira chefe do pronto-socorro, que estava mais próxima, segurou o bebê, que nasceu às 8h39”, diz a pasta.

Ainda segundo a secretaria, “em instantes a mãe e a criança foram levadas para o centro obstétrico, onde foram concluídos os procedimentos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?