metropoles.com

Atendimento na UTI de Santa Maria será normalizado nesta quinta (31/12), garante Secretaria de Saúde

Governo do DF informa que fez o pagamento de parte da dívida com a empresa gestora do hospital regional, que aceitou retomar serviço sem restrições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
24067140535_f66d23b2bc_b
1 de 1 24067140535_f66d23b2bc_b - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria deve voltar a funcionar normalmente nesta quinta-feira (31/12). A garantia foi dada pelo coordenador de Saúde da região administrativa, Christiano Flores. A empresa Intensicare, responsável por administrar o serviço, comprometeu-se a retomar o atendimento sem restrições após a Secretaria de Saúde pagar uma parcela da dívida de R$ 21 milhões com a gestora, correspondente aos repasses de 2014 e 2015.

“Foram empenhados R$ 3 milhões, que devem cair na conta até amanhã. O resto será quitado de acordo com o que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Flores. O pagamento é relativo a outubro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento não foi suspenso, mas, desde terça-feira (29), pessoas transferidas de outras unidades de saúde precisavam primeiro ser admitidas no box de emergências do hospital de Santa Maria para ser encaminhadas à UTI, o que causava atrasos de aproximadamente 30 minutos. O procedimento normal é que esses pacientes sejam levados diretamente ao setor de terapia intensiva. Os funcionários não deixaram de atender quem estava internado.

Já a empresa Intensicare enviou documento à secretaria afirmando que a admissão de pacientes de outras unidades hospitalares da rede estavam suspensas desde às 12h do dia 20. O Hospital Regional de Santa Maria conta com 100 leitos de UTI — 60 para adultos, 20 neonatais e 20 pediátricos. Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?