metropoles.com

Após reportagem do Metrópoles, filha consegue UTI para o pai

Sem vagas em UTIs no Distrito Federal, a família procurou a Justiça e chegou a conseguir uma liminar que obrigava o Governo a encontrar uma para José Valdemir. Mesmo com o documento, a solução não aparecia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: null

No sábado (27/8), o Metrópoles publicou o drama vivido por Carolina Moura, 29 anos, e toda a família. Há 15 dias, o pai dela, José Valdemir de Moura, 55 anos, caiu de uma rampa na casa da família, teve duas paradas cardiorrespiratórias e precisava de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo com liminar da Justiça obrigando o governo a conseguir uma vaga, nada foi feito.

Neste domingo (28), por volta de 12h, a família recebeu a notícia que José Valdemir estava sendo transferido do Hospital Regional do Paranoá para o Hospital Regional de Santa Maria, onde havia uma vaga na UTI. De acordo com a filha de José, os diretores dos dois hospitais entraram em contato com o Samu para providenciar a ambulância diferenciada — só há duas no Distrito Federal, com médico e UTI — para fazer a transferência.

“Acredito que a pressão da família, dos amigos e da reportagem conseguiu ajudar para que a gente tenha conseguido resolver a situação. Ele foi muito bem atendido pela equipe do Paranoá, que precisou se virar mesmo sem estrutura, mas é um alívio ver que ele finalmente está recebendo o tratamento que ele precisa”, desabafa Carolina.

Por volta das 18h, José chegou ao Hospital de Santa Maria. Quando questionada no sábado, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio de nota, que iria se posicionar nesta segunda-feira (29/8).

 

Entenda o caso
Internando no Hospital Regional do Paranoá, José precisava de uma cirurgia no joelho, já que rompeu o tendão patelar. No entanto, ele ficou esperando pelo procedimento cirúrgico por 12 dias. Durante esse tempo, ele ficou vários dias em jejum e não se movimentou. Esses fatores pioraram o quadro de saúde de José, levando-o a uma embolia pulmonar.

José só respira com a ajuda de aparelhos e precisava urgentemente de tratamentos em uma UTI, só que não havia vagas em nenhum hospital do DF. Mesmo com uma liminar da Justiça obrigando o Governo a colocar José em uma UTI, a família não tinha conseguido resultados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?