metropoles.com

Após acordo com a Justiça Federal, Saúde do DF aumenta radioterapia

A capacidade de atendimentos deve saltar de 150 para 300 vagas. Medida foi adotada após determinação judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após assinar acordo com a Justiça Federal, a Secretária de Saúde do DF vai duplicar o número de vagas na radioterapia para pacientes com câncer da rede pública. A capacidade de atendimentos deve saltar de 150 para 300 vagas.

No início do ano, a Justiça deu prazo de 60 dias para que o DF ampliasse o atendimento. Em caso de desobediência, seria obrigado a indenizar em R$ 200 mil cada doente que não fosse atendido no período estabelecido. O despacho do magistrado acolheu a ação civil pública proposta pelas Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal. Conforme a justificativa descrita, as medidas adotadas até o momento pelo governo local “são claramente insuficientes para resolver a situação caótica de quem precisa fazer radioterapia pelo SUS”.

 

 

Segundo a Secretaria de Saúde, o acordo assinado no último dia 6/3 permitirá, em seis meses, zerar a fila pela terapia, já reduzida nesta gestão de 1.000 para cerca de 300 pessoas, queda de 70%. A intenção da pasta é que até agosto todos os pacientes sejam atendidos em até 60 dias.

A previsão é de que o Instituto Hospital de Base (IHB) eleve o número de vagas de 25 para 60, e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) de 25 para 40. Já o Instituto de Radioterapia de Taguatinga (IRT) oferece 15 vagas atualmente e ampliará para 25. O Hospital Santa Lúcia, também credenciado, oferecerá mais 84 vagas. A pasta também renovou um contrato com o Sírio Libanês a fim de realizar 1,2 mil tratamentos em três anos, ou seja, 400 por ano.

“Estamos perto de resolver um dos maiores problemas da atenção oncológica de Brasília. O entrave foi o fim dos contratos com clínicas privadas, dos quais a Secretaria de Saúde dependia, no início de 2015, por recusa dos fornecedores em razão de dívidas deixadas pelo governo anterior”, justificou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Segundo ele, o contrato com o IRT foi assinado e os pacientes já devem ser beneficiados. Já o HUB aumentará a capacidade com o recebimento de um médico de radioterapia que será enviado pela secretaria. No IHB, serão contratados novos técnicos de radiologia em radioterapia nos próximos dias. Por fim, o contrato com o Santa Lúcia será assinado ainda neste mês.

“Além disso, fizemos um planejamento de longo prazo para termos novos aceleradores lineares em nossa rede, o que será suficiente para atender 4 milhões de pessoas”, citou o secretário.

Atualmente, de acordo com a Gerência de Oncologia, há dois aceleradores lineares (equipamentos que realizam a radioterapia) no HUB e um no IHB. A ideia é que o instituto receba mais um aparelho por meio de um programa de expansão da radioterapia pelo Ministério da Saúde, o HRT inicie ainda neste ano a construção de uma estrutura para receber mais outro equipamento e o Hospital Oncológico receba mais dois. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?