metropoles.com

Alunos do Bombeiro Mirim retomam atividades de combate ao Aedes aegypti

A atividade ocorre simultaneamente nas 12 regiões onde há o projeto: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
bombeiro mirim
1 de 1 bombeiro mirim - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Foram retomadas nesta segunda-feira (29/2) as ações do programa Bombeiro Mirim no combate ao mosquito Aedes aegyptitransmissor da dengue, do zika vírus e das febres amarela e chikungunya. Aproximadamente mil crianças e adolescentes acompanhados por militares percorrem as proximidades de quartéis do Corpo de Bombeiros para entregar material explicativo à população.

Cerca de 400 alunos fizeram o trabalho das 8 horas às 10h40. Das 14h às 16h, a ação continua com 600 estudantes. A atividade ocorre simultaneamente nas 12 regiões onde há o projeto: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho.

Moradora de Ceilândia, a servidora pública federal aposentada Elcy Diniz, de 56 anos, foi uma das pessoas que recebeu as orientações pela manhã. “Acho interessante [a atividade], porque infelizmente a população considera grave, mas não se vê como agente. A ação do governo é importante, mas é a atitude de cada um que faz a diferença; quanto mais gente envolvida, melhor”, destacou.

Na mesma região, o aposentado Ednilson de Almeida, de 51 anos, chegava em casa quando foi abordado pelos alunos e recebeu o material informativo. “Todos têm que entrar nessa briga contra o mosquito”, ressaltou.

Nos folhetos entregues pelas crianças, há informações sobre como eliminar os criadouros do Aedes aegypti, a exemplo de manter bem tampados tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos, manter as lixeiras bem fechadas e não deixar água acumulada em folhas secas e tampas de garrafas.

“A ação é importante para as crianças terem não somente noções de cidadania, mas também de prevenção”, explicou o chefe da Assessoria dos Programas Sociais do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Robson Lagares. De acordo com ele, além de alertar a população, os alunos transmitem as informações aos familiares.

Lançamento
A ação de combate ao Aedes aegypti feita por alunos do programa Bombeiro Mirim foi lançada oficialmente em dezembro de 2015. Esse trabalho será feito uma vez por mês. À época, após capacitação, 1,5 mil crianças e adolescentes saíram às ruas.

O programa existe desde 1999 e oferece a estudantes da rede pública, com idade de 7 a 14 anos, atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas no contraturno escolar. Também há ensinamentos de primeiro socorros e prevenção de acidentes domésticos e incêndios, por exemplo. As atividades acompanham o cronograma escolar.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?