metropoles.com

Alerta geral. Casos de dengue confirmados no Distrito Federal disparam

Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20/1) pela Secretaria de Saúde e mostram uma explosão da doença em território brasiliense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
gabriel Jabur/Agência Brasília
24233946411_35067281be_b
1 de 1 24233946411_35067281be_b - Foto: gabriel Jabur/Agência Brasília

As medidas adotadas até agora pelo Governo do DF não foram suficientes para conter o avanço da dengue no DF. A Secretaria de Saúde confirmou 305 casos da doença na cidade em 2016, até o dia 18 de janeiro. O número é bem mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado (129). Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20/1) e mostram uma explosão da dengue em território brasiliense, já que na semana passada eram contabilizados apenas 36 casos confirmados.

Nas outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a febre Chikungunya e o zika vírus, os números não tiveram uma alta significativa. A Secretaria de Saúde registrou 10 casos suspeitos de febre pelo vírus Zika, sendo apenas três confirmados. O zika tem merecido atenção especial por conta da sua relação com a microcefalia em bebês.

Entre eles, duas gestantes residem no Distrito Federal e uma em Santo Antônio do Descoberto/GO. Nos dois casos confirmados em residentes no DF, a investigação preliminar mostrou que a infecção ocorreu em outros municípios, Serra do Ramalho/BA e Barra do Garça/MT. Até agora, somente uma paciente tem como local provável de infecção o próprio DF.

Até a segunda semana de janeiro, foram registrados quatro casos suspeitos de febre Chikungunya, sendo apenas um confirmado. O paciente é morador do DF e tem como local provável de infecção o município de Belo Jardim/PE.

Dengue
A distribuição dos casos confirmados de dengue, por localidade de residência, demonstra que Brazlândia, Ceilândia, Planaltina e São Sebastião são as cidades com maior número de casos, respondendo.

A Secretaria de Saúde informa que neste período houve uma clara concentração no número de casos registrados no DF na região de Brazlândia, representando 40% do total registrado. Tal situação está em investigação.

Combate
Na segunda-feira (18), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou reforço no combate à doença no DF. Filhotes de lambaris (peixes) e bactérias (biolarvicidas) serão utilizados nas áreas com maior registro da doença para ajudar a eliminar os focos do mosquito.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?