À moda de Bela Gil, chef brasiliense ensina e prepara lanches saudáveis para crianças
A chef Evelyne Ofugi entrega refeições, organiza festas e dá cursos para quem quer oferecer alimentação saudável e saborosa aos filhos. Além disso, ela ensina a montar pratos de comer com os olhos
atualizado
Compartilhar notícia
As criações de Evelyne Ofugi encantam, de cara, o olhar. Maçãs em formato de siris, pães de queijo sem lactose que lembram ursinhos e a tradicional refeição brasileira (arroz com feijão, carne e legumes) em forma de galo são algumas das invenções da chef especializada em cozinha infantil. Evelyne vem ganhando reconhecimento país afora por causa de suas fórmulas saborosas e pelas dicas que dá aos pais para que seus filhos tenham vontade de experimentar pratos saudáveis.
No cardápio da chef, fritura, lactose e glúten estão abolidos, mas as refeições não se tornaram insossas por conta disso. “Elaboro receitas atraentes para que as crianças se esqueçam do tradicional fast-food”, explica Evelyne. Hoje, ela comanda, ao lado de um ajudante, a Bentô Kids. Além dos cursos, eles entregam lanches saudáveis para crianças de 30 famílias brasilienses e têm outras 60 na fila de espera.
Um dos produtos mais populares é o muffin, que leva farinha de amêndoas, banana nanica bem madura (dispensando o açúcar), ovo orgânico, bicarbonato de sódio, flocos de milho e fubá (esses últimos em modelos sem glúten e lactose).
Outro sucesso entre a criançada é o pão de queijo, feito de farinha de batata baroa, polvilho doce, azeite, sal e água. Tudo é apresentado em formatos divertidos e estimulantes para as crianças, como aranhas, ursinhos e desenhos famosos (como os Minions, personagens do desenho “Meu Malvado Favorito”).
De olho na saúde do filho
O interesse de Evelyne em preparar lanches saudáveis para os pequenos surgiu após o nascimento do filho Enzo, que hoje tem 4 anos. Com o apoio do marido, largou o emprego como professora e passou a se dedicar ao filho em tempo integral. Preocupada com a alimentação da criança, decidiu fazer cursos on-line e ler sobre o tema. Repetiu, em casa, experiências de outras pessoas que se preocupavam em apresentar a comida de forma criativa.
A cada refeição que criava, Evelyne postava uma foto da comida no Facebook. A criatividade dos pratos se espalhou. Por incentivo de uma blogueira, fez um curso on-line de suas receitas. A partir daí, não parou mais. Passou a oferecer cursos rápidos em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. Além disso, fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para produzir o livro “Alegria na cozinha”. Nele, ela apresenta receitas de lanches saudáveis para o público infantil e o passo a passo de montagens divertidas para os pratos. A publicação deve ser lançada em Brasília no dia 17 de outubro e será vendida nas livrarias da cidade por R$ 49,90.
Confira alguns pratos elaborados pela chef: