metropoles.com

48,2 mil pessoas foram vacinadas contra o H1N1

A Secretaria de Saúde imunizou, na segunda e na terça-feira (18 e 19/4), 16% do total previsto dos grupos com prioridade para receber a medicação no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Oliveira/ Agência Saúde
vacinação h1n1
1 de 1 vacinação h1n1 - Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde

Nos dois primeiros dias de vacinação contra a influenza A (H1N1) no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde imunizou 48.203 pessoas — 16% do total previsto (de 295 mil) para o grupo prioritário. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias e trabalhadores da saúde das redes pública e privada fazem parte do público-alvo que está sendo vacinado antes do início da campanha nacional.

A partir de 30 de abril, também poderão receber a vacina pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Aqueles que têm alergia severa a ovo não devem ser vacinados antes de consultar um médico.

A secretaria recebeu do Ministério da Saúde 620 mil doses para atender 609 mil pessoas, segundo estimativa do órgão. A vacinação ocorre até 20 de maio para todos os grupos do público-alvo.

A vacina é aplicada gratuitamente em qualquer centro de saúde da rede pública, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Estatísticas
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde, há no Distrito Federal 183 suspeitas de contaminação pelo vírus da gripe H1N1 em 2016. Dessas, 45 — contra 26 na semana passada — foram confirmadas. Entre os casos mais graves, há seis pacientes menores de 5 anos, dois adolescentes de 15 a 19 anos, 22 adultos de 20 a 59 anos e cinco maiores de 60 anos. Sete estão gestantes e, nove, internados (sete em unidade de terapia intensiva). Além desses, há outros dez casos menos graves.

Segundo o informativo, ocorreram mais duas mortes em adultos, mas ambas ainda são investigadas. Na semana anterior, três mulheres morreram com a doença — elas moravam em Águas Claras, no Paranoá e em Vicente Pires. Santa Maria foi a região administrativa em que houve maior incidência até agora: sete.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?