metropoles.com

Saúde deve cumprir determinações do TCDF na compra de leitos Covid

A decisão estabelece que a SES redefina os valores do contrato por conta da dedução dos custos dos equipamentos que serão reutilizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
Leitos de UTI para Covid-19
1 de 1 Leitos de UTI para Covid-19 - Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a empresa Associação Saúde em Movimento (ASM) a fornecer 160 leitos de Covid para os hospitais de campanha. A Secretaria de Saúde (SES) deverá cumprir algumas determinações no prazo de três dias, após assinatura do contrato.

Na nova contratação, os equipamentos relativos aos 80 leitos de UTI e 20 leitos de Enfermaria Covid-19, provindos do contrato firmado anteriormente com a ASM, devem ser aproveitados. A decisão estabelece ainda que a SES redefina os valores do contrato levando em conta a dedução dos custos desses equipamentos.

Além disso, a pasta deverá, nos mesmos três dias, justificar a necessidade da quantidade de leitos que pretende contratar diante do cenário atual relativo à de unidades vagas, bem como à diminuição da transmissão do vírus no DF.

O TCDF reforça ainda o alerta de que o pagamento dos leitos ocupados e dos custos para a manutenção dos disponibilizados e não ocupados somente poderá ocorrer a partir da entrega destes em condições de uso. Antes disso, as áreas técnicas da SES deverão realizar a devida avaliação e liberação para utilização.

A Secretaria de Saúde também só poderá realizar o pagamento dos custos de manutenção dos leitos que forem disponibilizados, mas não ocupados.

Contratação 

O contrato com a ASM tem o valor estimado de R$ 102,5 milhões, para a gestão integrada de 100 leitos de UTI adulto com terapia renal substitutiva beira-leito no Hospital da Polícia Militar; 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) adulto com terapia renal substitutiva beira-leito e 40 leitos de Internação Clínica Adulto no Hospital de Campanha da Ceilândia, totalizando 28.800 diárias.

O processo de contratação da associação enfrentou uma série de questionamentos por parte do Tribunal de Contas. A Corte exigiu uma série de adequações para autorizar a contratação. A AMS havia sido responsável pela gestão de hospitais de campanha anteriormente.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?